Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2908

Palavras-chave:

pedagogia, aprendizagem online, Brasil, Finlândia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ghilardi, A., Aureliano, T., Duque, R., Fernandes, M., Barreto, A., & Chinsamy-Turan, A. (2016). A new titanosaur from the Lower Cretaceous of Brazil. Cretaceous Research, 67. https://doi.org/10.1016/j.cretres.2016.07.001

IIBGE. (2017). Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. IBGE.

Kairisto-Mertanen, L., Penttilä, T., & Nuotio, J. (2011). Defining innovation competence - the learning outcomes of innovation pedagogy. In I. Torniainen, S. Mahlamäki-Kultanen, P. Nokelainen, & P. Ilsley (Eds.), Innovations for Competence Management (pp. 25–33). Lahti University of Applied Sciences. https://www.researchgate.net/profile/Martin_Mulder/publication/254836115_The_concept_of_competence_Blessing_or_Curse/links/5419b89f0cf25ebee9887da0.pdf

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Molina, F. M. P. ., Piispa, J. ., Nóbrega, L. G. ., Miranda, L. ., & Catoira, T. . (2020). Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2908