Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2908Palavras-chave:
pedagogia, aprendizagem online, Brasil, FinlândiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.
Downloads
Referências
Ghilardi, A., Aureliano, T., Duque, R., Fernandes, M., Barreto, A., & Chinsamy-Turan, A. (2016). A new titanosaur from the Lower Cretaceous of Brazil. Cretaceous Research, 67. https://doi.org/10.1016/j.cretres.2016.07.001
IIBGE. (2017). Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. IBGE.
Kairisto-Mertanen, L., Penttilä, T., & Nuotio, J. (2011). Defining innovation competence - the learning outcomes of innovation pedagogy. In I. Torniainen, S. Mahlamäki-Kultanen, P. Nokelainen, & P. Ilsley (Eds.), Innovations for Competence Management (pp. 25–33). Lahti University of Applied Sciences. https://www.researchgate.net/profile/Martin_Mulder/publication/254836115_The_concept_of_competence_Blessing_or_Curse/links/5419b89f0cf25ebee9887da0.pdf
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Fernanda Marisa Pereira Molina, Juliana Piispa, Lucas Gomes Nóbrega, Luís Miranda, Thaís Catoira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.