Transposição do ensino presencial para o digital: desafios contemporâneos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2911

Palavras-chave:

ensino digital , Ciências Sociais, aulas síncronas

Resumo

O surto do novo coronavírus foi declarado pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020 como uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. A pandemia do novo coronavirus SARS-CoV 2  afetou o funcionamento das instituições e mudou as dinâmicas das relações sociais. Considerando o contexto de isolamento social e as restrições de mobilidade urbana impostas pela necessidade de confinamento, o presente trabalho busca apresentar detalhes do esforço de adequação e mudança do formato presencial para o ambiente digital no ensino de graduação de bacharelado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. O trabalho considera a experiência de uma instituição privada em uma grande capital brasileira com menos de cem alunos matriculados e traz uma reflexão sobre os principais acontecimentos decorridos durante a transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jimmy Medeiros, Escola de Ciências Sociais (CPDOC FGV)

 

 

 

Martina Spohr, Escola de Ciências Sociais (CPDOC FGV)

 

 

Thaís Blank, Escola de Ciências Sociais (CPDOC FGV)

 

 

Vivian Fonseca, Escola de Ciências Sociais (CPDOC FGV) / Universidade Estadual do Rio de Janeiro

 

 

Referências

Bomeny, H. (2017). Ensino de sociologia na graduação: perspectivas e desafios. Annablume.

Eglitis, D., Buntman, F., & Alexander, D. (2016) Social issues and problem-based learning in Sociology: Opportunities and challenges in the undergraduate classroom.Teaching Sociology, 44(3). 212-220.

Leal, D., Amaral, L. A. (2014). Do ensino em sala ao e-Learning. Campus Virtual Uminho.

Palloff, R., & Pratt, K. (2015) Lições da Sala de Aula Virtual: As Realidades do Ensino On-line (2ª edição). Editora Penso.

Santos Júnior, V. B., & Monteiro, J. C. S. (2020). Educação e covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade, 2, 1–15.

Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: A proposta da sala invertida. Educar em Revista, 4 (Edição Especial), 79-97.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Medeiros, J. ., Spohr, M. ., Blank, T., & Fonseca, V. . (2020). Transposição do ensino presencial para o digital: desafios contemporâneos em tempos de pandemia. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2911