Transposição do ensino presencial para o digital: desafios contemporâneos em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2911Palavras-chave:
ensino digital , Ciências Sociais, aulas síncronasResumo
O surto do novo coronavírus foi declarado pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020 como uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. A pandemia do novo coronavirus SARS-CoV 2 afetou o funcionamento das instituições e mudou as dinâmicas das relações sociais. Considerando o contexto de isolamento social e as restrições de mobilidade urbana impostas pela necessidade de confinamento, o presente trabalho busca apresentar detalhes do esforço de adequação e mudança do formato presencial para o ambiente digital no ensino de graduação de bacharelado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. O trabalho considera a experiência de uma instituição privada em uma grande capital brasileira com menos de cem alunos matriculados e traz uma reflexão sobre os principais acontecimentos decorridos durante a transformação.
Downloads
Referências
Bomeny, H. (2017). Ensino de sociologia na graduação: perspectivas e desafios. Annablume.
Eglitis, D., Buntman, F., & Alexander, D. (2016) Social issues and problem-based learning in Sociology: Opportunities and challenges in the undergraduate classroom.Teaching Sociology, 44(3). 212-220.
Leal, D., Amaral, L. A. (2014). Do ensino em sala ao e-Learning. Campus Virtual Uminho.
Palloff, R., & Pratt, K. (2015) Lições da Sala de Aula Virtual: As Realidades do Ensino On-line (2ª edição). Editora Penso.
Santos Júnior, V. B., & Monteiro, J. C. S. (2020). Educação e covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade, 2, 1–15.
Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: A proposta da sala invertida. Educar em Revista, 4 (Edição Especial), 79-97.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Jimmy Medeiros, Martina Spohr, Thaís Blank, Vivian Fonseca
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.