Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2912

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, letramentos, multiletramentos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de língua portuguesa no atual cenário de pandemia mundial. Para alcançar o objetivo proposto, verificamos os acervos de seis repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) no contexto brasileiro, classificados em três macrocategorias: repositórios públicos mantidos por ministérios federais no âmbito internacional e nacional; repositórios públicos mantidos por iniciativas privadas e secretarias estaduais; e repositórios mantidos por laboratórios de pós-graduação. Na análise dos dados, verificamos, por meio de filtros e análise individual, que há um quantitativo de 862 objetos de aprendizagem destinados ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos ROA (anos finais do ensino fundamental). Porém, a diversidade de tipos de objetos que auxiliam a aprendizagem durante o período pandêmico em questão ainda é um desafio, visto que a maioria dos OA identificados são recursos já utilizados tradicionalmente, como vídeos e áudios que oferecem pouca interatividade.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Gomes de Melo Bezerra, J. T., Carvalho Bezerra Cavalcante, M., Martins Leitão, M., & Soares da Silva, P. M. (2020). Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2912