Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2912

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, letramentos, multiletramentos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de língua portuguesa no atual cenário de pandemia mundial. Para alcançar o objetivo proposto, verificamos os acervos de seis repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) no contexto brasileiro, classificados em três macrocategorias: repositórios públicos mantidos por ministérios federais no âmbito internacional e nacional; repositórios públicos mantidos por iniciativas privadas e secretarias estaduais; e repositórios mantidos por laboratórios de pós-graduação. Na análise dos dados, verificamos, por meio de filtros e análise individual, que há um quantitativo de 862 objetos de aprendizagem destinados ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos ROA (anos finais do ensino fundamental). Porém, a diversidade de tipos de objetos que auxiliam a aprendizagem durante o período pandêmico em questão ainda é um desafio, visto que a maioria dos OA identificados são recursos já utilizados tradicionalmente, como vídeos e áudios que oferecem pouca interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bezerra, J. T. G. de M. (2018). Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa em repositórios brasileiros. Dissertação de doutoramento. Universidade Federal da Paraíba.

Cope, B., Kalantzis, M. (2000 [2006]). Designs for social futures. In Cope, B., Kalantzis, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Routledge, 203-234.

Kalantzis, M., Cope, B. (2006 [2000]). A Multiliteracies Pedagogy: A Pedagogy Suplemente. In

Kalantzis, M., Cope, B. (Orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge.

Kleiman, Â. (1998). Ação e mudança na sala de aula: uma nova pesquisa sobre letramento e interação. In R. Rojo (Ed.), Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Mercado de Letras.

Lankshear, C., Knobel, M. (2006). New Literacies: everyday practices and classroom learning. Open University Press.

Leffa, V. J. (2012). Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, 2, 389-411.

Leffa, V. J. (2006). Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, 2, 15-45. url: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/obj_aprendizagem.pdf.

Polsani, P. R. (2003). Use and Abuse of Reusable Learning Objects. url: https://jodi.ecs.soton.ac.uk/?vol=3&iss=4.

Rojo, R. H. R. (2017). Entre plataformas, ODAS e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web 2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, 1, 1-5. doi: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a12.

Rojo, R. H. R., Moura, E. (2012). Multiletramentos na escola. Parábola Editorial.

Soares, M. (2004). Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Pátio – Revista pedagógica.

Soares, M. (1998). Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica.

Soares, M. (2002). Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, 81, 143-160. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008.

Tfouni, L. V. (1998). Adultos não Alfabetizados: o avesso do avesso. Pontes.

Wiley, D. A. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In Wiley, D. A. (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects. url: https://reusability.org/read/chapters/wiley.doc.

Wiley, D. A. (2006). On the inanimate nature of learning objects. url: https://opencontent.org/blog/archives/244.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Gomes de Melo Bezerra, J. T., Carvalho Bezerra Cavalcante, M., Martins Leitão, M., & Soares da Silva, P. M. (2020). Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2912