Desafios sociais e políticos do Mercado Único Digital e da crescente conectividade: literacia digital e poder de rede
DOI:
https://doi.org/10.21814/unio.4.2.4Palavras-chave:
Mercado Único Digital, conectividade, literacia digital, poder, democraciaResumo
Este artigo procura refletir sobre a construção de um Mercado Único Digital e sobre as iniciativas que visam aumentar a conectividade dos cidadãos europeus. A generalização do acesso à Internet apresenta evidentes vantagens e benefícios para cidadãos e empresas, mas também desafia a sociedade. Duas questões principais são problematizadas: a literacia digital e o poder dos atores na rede. Em primeiro lugar, os benefícios da disponibilização de uma determinada tecnologia não resultam apenas da generalização do seu acesso. Resultam, sim, e em grande parte, da capacidade dos indivíduos para tirar partido dessa utilização e do uso que é promovido. Deste modo, as políticas de promoção de tecnologias não podem estar dissociadas de políticas de promoção de literacia mediática e digital. Em segundo lugar, generalizar o acesso à Internet pode potenciar ainda mais o poder dos atores que, neste momento, concentram já grande parte da atividade dos internautas. Esta problemática diz respeito a questões de concorrência económica, mas também de poder social para fornecer quadros simbólicos de leitura do mundo.