José de Alencar, identidade e imagem

Análise sobre a era da imagem como elemento de expansão do projeto identitário do autor

Autores

  • Anderson Villadala Antonangelo Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2510

Palavras-chave:

José de Alencar; Brasil; identidade; romantismo; televisão; cinema.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar de que maneira o advento da televisão e do cinema, ao longo do século XX, serviram como elementos de consolidação do projeto identitário iniciado pelos românticos após a independência do Brasil, sobretudo na figura de José de Alencar. O estudo terá como elemento central de análise as particularidades sociopolíticas dos principais contextos brasileiros do século XX em que a produção cinematográfica e televisiva de suas obras teve crescimento expressivo.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Antonangelo, A. V. (2020). José de Alencar, identidade e imagem: Análise sobre a era da imagem como elemento de expansão do projeto identitário do autor. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 41–48. https://doi.org/10.21814/2i.2510