"Há algum exagero nisso"

Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu

Autores

  • Ana Cláudia Munari Domingos Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2515

Palavras-chave:

Dom Casmurro; missérie Capitu; intermidialidade; representação de mídias

Resumo

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis (1899), é uma das obras mais conhecidas da literatura brasileira, uma espécie de Romeu e Julieta em vista do modo como sua fábula é reconhecida mesmo por quem não a tenha lido. Em vista disso e também pela indeterminação de suas instâncias fabulísticas, sua narrativa não é apenas adaptada para diferentes mídias como seus elementos costumam aparecer em outros diferentes textos, seja o mote do ciúme, bastante universal, sejam as características de seus personagens. Neste trabalho, mostramos como a análise intermidial da obra Capitu (Luís Fernando Carvalho, 2008), transmidiação do romance para o cinema, colabora para a compreensão daquilo que talvez não seja tão evidente na obra verbal: a visão parcial e exagerada do narrador-protagonista.   Para tanto, através das proposições de Lars Elleström (2017,no prelo), mostramos como na missérie Capitu as representações de mídias (media representation) simples, por exemplo, de mídias técnicas, e principalmente as complexas, como a do narrador romanesco e da encenação teatral, colocam em evidência essa característica do texto de Machado.

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Referências

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Referências audiovisuais

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

Domingos, A. C. M. (2020). "Há algum exagero nisso": Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 13–26. https://doi.org/10.21814/2i.2515