Lógicas do imaginário pós-humano na produção literária e cultural de recepção juvenil
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.2617Palavras-chave:
humano, ciberpunk, cibercultura, crossover, PeirceResumo
É fato que a revolução tecnológica dos últimos tempos tem potencialmente provocado mutações inauditas nos mais diversos domínios da vida humana.. As transformações operadas afetam profundamente as condiçoes sociais, culturais e antropológicas; novas subjetividades são geradas e as tecnologias da inteligência tornam-se cada vez mais aptas a abrigá-las, no contexto de comunidades adaptativas. São desafios que vêm motivando a busca de caminhos para compreensão das complexidades que esse novo contexto evoca. No estreito diálogo com essa realidade, projetam-se representações, sobretudo nas artes. As produções literárias e culturais voltadas à recepção juvenil mostram-se como território privilegiado para manifestações de um imaginário que se alia a representações de um estágio que está sendo denominado de pós-humano. Em narrativas que abrigam esse universo ficcional, proliferam robôs e inúmeros engenhos tecno-mecânicos e protagonistas que cada vez mais derivam e povoam ambientes digitais. Tais manifestações do imaginário, notadamente, provocam reflexões sobre a realidade vivida. Neste sentido, procuraremos recensear nas produções literárias e culturais endereçadas ao público juvenil algumas figurações desse universo do pós-humano.
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