Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-04. Consulte a versão mais recente.

Espectros do vivente na banda desenhada

Autores

  • Pedro Moura CEHUM

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2620

Palavras-chave:

banda-desenhada, pós-humanismo, agência não-humana, distribuição do sensível, vivente, desterritorialização

Resumo

A banda desenhada, enquanto parte do discurso público, e através da sua variedade material e de géneros, proporciona um grande número de exemplos de narrativas nas quais se resubjectiviza o “outro” liminar, compreendido então como tendo um papel activo na força de vida de todo o universo. Este artigo traça uma visão introdutória sobre essa mesma variedade, desenhando um espectro que revela uma cada vez maior consideração de agentes do sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bailly, J.-C. (2011). Les animaux conjuguent les verbes en silence. L'Ésprit Createur, 51(4), 106-114.

Barata, A. (2018). E se parássemos de sobreviver? Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo. Lisboa: Documenta.

Groensteen, T. (1999). Système de la bande dessinée. Paris: Presses Universitaires de France.

Haraway, D. (2015). Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin. Environmental Humanities, 6, 159-165.

Harder, J. (2010). Alpha… evolutionäre Bildgeschichten. Hamburgo: Carlsen Verlag.

Harder, J. (2014). Beta...civilisations part 1 Hamburgo: Carlsen Verlag.

Herman, D. (2011). Storyworld/Umwelt: Nonhuman Experiences in Graphic Narratives. SubStance 124, 40(1), 156-181.

Herman, D. (2014a). Narratology beyond the Human. DIEGESIS. Interdisziplinäres E-Journal für Erzählforschung / Interdisciplinary E-Journal for Narrative Research 3(2), 131-143.

Herman, D. (2014b). Animal Worlds in Modern Fiction: An Introduction. MFS Modern Fiction Studies, 60(3), 421-443.

Herman, D. (2016). Hermeneutics beyond the Species Boundary: Explanation and Understanding in Animal Narratives. Storyworlds: A Journal of Narrative Studies, 8(1), 1-30.

Herman, D. (Ed.) (2017). Animal Comics. Multispecies Storyworlds in Graphic Narratives. Londres: Bloomsbury.

Howarth, M. (1997). Star Crossed 1-3. Nova Iorque: DC Comics.

Lemke, T. (2013). Biopolitics and beyond. On the reception of a vital Foucauldian. Disponível em https://transmediji.files.wordpress.com/2013/03/biopolitics_and_beyond_thomas-lemke.pdf

Moore, A., Bissette, S., & Totleben, J. (2012). The Saga of the Swamp Thing: Book One. DC Comics: Nova Iorque.

Moore, Alan, Bissette, S., & Totleben, J. (2014). The Saga of the Swamp Thing: Book Two. Nova Iorque: DC Comics.

Moura, P. (2016). s/tít. Disponível em http://lerbd.blogspot.com/2016/04/alpha-directions-jens-harder.html

Novia, N. (2018). L’organisme. Paris: Insula.

Rancière, J. (1995). La mésentente. Politique et Philosophie. Paris: Galilée.

Round, J. (2014). Gothic in Comics and Graphic Novels: A Critical Approach. Jefferson NC: McFarland.

Simon, A. & Mairesse, A. (2011). Introduction. L'Esprit Créateur, 51(4), 1-5.

Simon, A. (2017). Du peuplement animal au naufrage de l’Arche: La littérature entre zoopoétique et zoopoéthique. L'Esprit Créateur 57(1), 83-98.

Vehlmann, F. & De Bonneval, G. (2013). Les derniers jours d’un immortel. Paris: Futuropolis.

Vuiller, C. (2019). L’année de la comète. Estrasburgo: Éditions 2024.

Publicado

2021-05-04

Versões

Como Citar

Moura, P. (2021). Espectros do vivente na banda desenhada. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(2), 179–189. https://doi.org/10.21814/2i.2620