Oporto ... (1955)
O roteiro turístico 'mais' pictorialista de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.3440Palavras-chave:
álbum, pictorialismo, fotografia, turismo, PortugalResumo
Oporto and the Douro: views and monuments, cujo texto e arranjo gráfico ficaram a cargo de Frederic P. Marjay, foi uma obra editada em 1955 pela livraria Bertrand, em Lisboa, Portugal. Ocupa um lugar despercebido entre as várias publicações de propaganda turística portuguesa que veiculavam a ideia de um país pitoresco e progressista, que começou a ser gizado pela Política do Espírito por volta de 1932, mas com raízes nos últimos anos da Monarquia. O livro, com uma parte composta ao modo de álbum, chama a atenção pelas suas fotografias a preto e branco de página inteira: vistas de locais, monumentos, reprodução de pinturas históricas e retratos de tipos sociais, marcadas por um ritmo contrastante de brancos e negros, com características pictorialistas. Analisar o arranjo gráfico da obra, a cargo de Marjay, e compreender, através dos fotógrafos e das suas fotografias, os significados deste trabalho (propagandístico, político e artístico), refletindo sobre as temáticas veiculadas, é o nosso objetivo principal.
Downloads
Referências
[S.a.] (1830). ALBUM. In Encyclopaedia Britannica. Volume 2 (7.ª edição). Edimburgo: Adam
Black.
[S.a.] (1888). Album de contemporaneos illustres. Lisboa: Impr. Lucas Evangelista Torres.
[S.a.] (s.d.). Grande enciclopédia portuguesa e brasileira. Volume 1. Lisboa: Enciclopédia Ed.
Barrocas, A. (2014). Sais de Sangue, O Corpo fotografado. Teoria e prática da fotografia em
Portugal (1839-1940). Lisboa: Tese de Doutoramento apresentada à FBAUL.
Biel, E., dir.; Brüt, F.; Moraes Cunha, dir. [s.d.]. A arte e a natureza em Portugal: album de
photografias com descripções, clichés originaes, copias em phototypia inalteravel,
monumentos, obras d'arte, costumes e paisagens. 8 volumes. Porto: Companhia
Portugueza Editora.
Boisier, R., ed., & Simoes, L., ed. (2019). De discursos visuales, secuencias y fotolibros.
Espanha: Muga.
Boisier, R. (2019). A propósito de la lectura. In De discursos visuales, secuencias y fotolibros
(pp. 18-53). Espanha: Muga.
Chartier, R. (1990) Livro. In Le Goff, J., dir., Chartier, R. dir., & Revel, J. dir., A Nova História
(pp. 362-364). Coimbra: Almedina.
Freund, Giséle, & Elias, J. (trad.) (2017). La fotografía como documento social. Barcelona:
Editorial Gustavo Gili, SL.
Gervereau, L. (2007). Ver, compreender, analisar as imagens. Lisboa: Edições 70.
Gomes Barbosa, prop. (1928). Portugal ilustrado: grande album de turismo. Lisboa: Revista
Terras de Portugal.
Habsburgo, O., Ruas, H. B.; Moncada, L. C.; Marjay, F.P. (trad.) (1974). Portugal e África no
mundo de hoje. [S.l.]: O. de Habsburgo.
Joly, M. (2012). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70.
Kossoy, BB. (2001). Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial.
Marjay, F.P.; Casaco, A. R. (fot.) (1954). Salazar na intimidade. Lisboa: Marjay.
_____ (1955a). Oporto... Lisboa: Bertrand.
_____ (1955b). Porto e seu distrito: suas belezas e seus encantos. Lisboa: Bertrand.
_____ (1955c). Portugal romântico. Lisboa: Marjay.
_____ (1955d). Lágrimas celestes. Lisboa: F. P. Marjay.
_____ (1971). Portugal o norte pitoresco. Lisboa: Livraria Bertrand.
Marques Abreu, J. A. (ed. art.) (1914). Album de Portugal. Porto: [Marques].
_____ (ed., fot.) (s.d.). Album do Porto: cliches e simili-gravuras de Marques Abreu. Porto:
[Emprêsa Gráfica A Universal].
Mattoso, J. et al. (1994). História de Portugal. Vol. 7. Lisboa: Círculo de Leitores.
Pina, P. (1988). Portugal: o turismo no século XX. Lisboa: Lucidus Publicações, Lda.
Robinson, H. P. (1885). Do effeito artístico em Photographia. A arte photographica. Vol. II
(16) 111-120.
Sena, A. (1991). Uma História de Fotografia. Lisboa: INCM.
_____ (1998). História da Imagem Fotográfica em Portugal. Porto: Porto Editora.
Siza, T. (coord.) & Serén, M. C. (texto). (2001). O Porto e os seus fotógrafos. Porto: Porto
/Porto Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nuno Resende
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.