A narrativa intermedial surrealista

Para uma leitura de 'Pas Pour les Parents' e 'Conto de Natal para Crianças', de Mário-Henrique Leiria

Autores

  • Ana Isabel Santos Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3447

Palavras-chave:

roman-collage, Intermedialidade, Surrealismo, media, imagem, combinação

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão teórica em torno da narrativa intermedial tal como perspetivada e praticada pelos surrealistas, partindo da análise de duas obras do poeta e artista de Ofício Múltiplo Mário-Henrique Leiria – designadamente Pas Pour les Parents (1951) e Conto de Natal para Crianças (1972). Partindo da observação dos principais tópicos que caracterizam este objeto de estudo, no enquadramento das práticas artísticas experimentais do período em análise que cruzam a poesia com a fotografia e a colagem, este artigo apresenta-se essencialmente como um comentário metacrítico em torno de um conjunto de instrumentos e conceitos essenciais para ponderar sobre modos de tratar as porosidades entre as artes, de forma a pôr em evidência o lado importante da abordagem intermedial: a tentativa de dar resposta a experiências e ideias de poesia, literatura e arte que diluem fronteiras, e de onde acolhemos novas maneiras de trabalhar não só o literário, como diferentes artes.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Santos, A. I. (2021). A narrativa intermedial surrealista: Para uma leitura de ’Pas Pour les Parents’ e ’Conto de Natal para Crianças’, de Mário-Henrique Leiria. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 3(4), 19–29. https://doi.org/10.21814/2i.3447