O colonialismo filtrado pelo olhar
Visibilidades e invisibilidades na fotografia da Diamang
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.3461Palavras-chave:
fotografia colonial, verdade histórica, discurso e retórica visuais, alteridade, subalternidade, colonialismo portuguêsResumo
A fotografia e a sua relação com uma almejada verdade histórica tem sido complexa. Olhar para ela como mero documento-fonte, ignorando a sua dimensão subjetiva, não corresponde a uma aproximação à totalidade do seu discurso, denotado e conotado, e da sua retórica. Por conseguinte, olharemos para a fotografia como processo de construção intencional de verdades, de discursos e de narrativas com objetivos políticos, culturais, sociais e económicos. No fundo, partimos da conceção de que a imagem produzida é sempre fruto das relações de poder existentes na sociedade em que é fixada e à qual se destina.
Neste artigo, propomo-nos refletir acerca desta tensão entre a objetividade e a subjetividade da imagem a partir do estudo da fotografia colonial produzida pelos serviços da Diamang. Nela procurando pensar a dicotomia visibilidade-invisibilidade e testando conceitos como os de alteridade, subalternidade e dominação. Avançaremos também com uma proposta de classificação e de leitura da narrativa visual da Diamang, centrando-nos em seis imagens-exemplo.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1986). Lo obvio y lo obtuso: Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Editorial Paidós.
Berger, J. (2013). Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Chaudhary, Z. R. (2012). Afterimage of empire. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Burke, P. (2016). Testemunha Ocular: O uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP.
Flusser, V. (2013). Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da Fotografia. São Paulo: Annablume.
Hays, P., Minkley, G. (2019). Ambivalent: Photography and visibility in African history. Ohio University Press.
Jäger, J. (2018). Elective affinities? History and Photography. In Helff, S., Michels, S., Global Photographies: Memory – History – Archives (pp. 39–55). Bielefield: Transcript Verlag.
Jerónimo, M. B.; Monteiro, J. P. (2013). Das “dificuldades de levar os indígenas a trabalhar”: O “sistema” de trabalho nativo no império colonial português. In Jerónimo, M. B., O império colonial em questão: Poderes, saberes e instituições (pp. 159–249). Lisboa: Edições 70.
Landau, P. S.; Kaspin, D. D. (2002). Images & Empires: Visuality in Colonial and Postcolonial Africa. Berkely: University of California Press.
Mezzadra, S. (2018). Modos de Ver: Du Bois e Fanon. In Sanches, M. R., Descolonizações. Reler Amílcar Cabral, Césaire e Du Bois no Séc. XXI (pp. 109–126). Lisboa: Edições 70.
Nietzsche, Friedrich (2008). Sobre a verdade e a mentira. São Paulo: Editora Hedra.
Porto, N. (2009). Modos de objetificação da dominação colonial: O caso do Museu do Dundo, 1940-1970. Coimbra: FCTUC.
Roberts, J. (2014). Photography and its violations. Nova Iorque: Columbia University Press.
Ryan, J. R. (2018). Introdução. Fotografia Colonial. In Vicente, F. L., O império da visão: Fotografia no contexto colonial português (1860-1960) (pp. 31–42). Lisboa: Edições 70.
Sekula, A. (2013). Sobre a invenção do significado da Fotografia. In Trachtenberg, A., Ensaios Sobre Fotografia: de Niépce a Krauss (pp. 387–410). Lisboa: Orfeu Negro.
Sontag, Susan (2008). On Photography. London: Penguin Classics.
Varanda, Jorge (2012). Filhos, enteados e apadrinhados: Discursos, políticas e práticas dos serviços de saúde da Diamang, Angola. Antropologia Portuguesa, 29(141–165).
Vicente, F. L. (2013). Fotografia e colonialismo: para lá do visível. In Jerónimo, M.B., O império colonial em questão: Poderes, saberes e instituições (pp. 423–453). Lisboa: Edições 70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Bruno Madeira, Filipa Rodrigues

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.