As janelas discretas de Alexandre O'Neill
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.3474Palavras-chave:
Alexandre O’Neill, Irene Buarque, poesia, fotografia, arquitectura, janela, estilo tardioResumo
Quadros, quadrinhos e desenquadros, fotografias de janelas, persianas e defenestrados: em 1981, o livro de Alexandre O’Neill As Horas já de Números Vestidas reúne uma sequência de composições que parecem querer dar resposta aos versos anteriores de A Saca de Orelhas “Onde começa um poema? / (…) // No espaço quadrado da folha de papel? / (…) // Ou no espaço redondo em que te moves?”. Nesse conjunto, a série escrita “para fotografias de Irene Buarque” cumpre uma evidente função de regência que requer a devida iluminação.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1957). Mythologies. Paris: Seuil.
_____ (1998). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.
Baudelaire, C. (1968). Œuvres Complètes. Paris: Seuil.
Benn, G. (1971). Artists and old age. In Primal Vision: Selected Writings. New York: New Directions.
Bom, L. (2006). Alexandre O’Neill, Prosas de um Poeta: Proposta de edição crítica, vol. I. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.
Campino, S. L. (2011). O Experimentalismo na Obra de Alexandre O’Neill. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.
Goffman, E. (1986 [1974]). Frame Analysis: An Essay on the organization of experience, pref. Bennett M. Berger. Boston: Northeastern University Press.
Lopes, Ó. (1993). Cesário e O’Neill. In Cesário Verde: Comemorações do Centenário da Morte do Poeta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Lungo, A. (2014). La Fenêtre: Sémiologie et histoire de la représentation littéraire. Paris: Seuil.
Martinho, F. J. B. (1987, Maio). Alexandre O’Neill e Pessoa. Colóquio/Letras, 97. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Meirim, J. (2014). Literatura e posteridade: Jorge de Sena e Alexandre O’Neill. Tese de Doutoramento em Teoria da Literatura. Lisboa: Faculdade de Letras.
_____ (2018, Maio). O’Neill e o soneto. Colóquio/Letras, 198. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Mitchell, W. J. T. (2012). Image X Text. Introd. a The Future of Text and Image: Collected Essays on Literary and Visual Conjunctures, ed. Ofra Amihay e Lauren Walsh. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.
O’Neill, A. (1985). Uma Coisa em Forma de Assim. Lisboa: Assírio & Alvim.
_____ (2000). Poesias Completas, introd. Miguel Tamen. Lisboa: Assírio & Alvim.
_____ (2008). Já cá não Está quem Falou, ed. Maria Antónia Oliveira e Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim.
Pignatari, D. (1995). Da não-janela à não-janela. Apres. de Luís Antônio Jorge, O Desenho da Janela. São Paulo: Annablume.
Rilke, R. M. (1997). Œuvres Poétiques et Théâtrales. Paris: Gallimard.
_____ (2009). As Janelas, seguidas de Poemas em Prosa Franceses, ed. bilingue. Belo Horizonte: Crisálida.
Rosa, A. R. (1986, Setembro). Alexandre O'Neill ou a dialéctica do sonho e do real. Colóquio/Letras, 93. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Said, E. W. (2006, July 16th). On late style. The New York Times. https://www.nytimes.com/2006/07/16/books/chapters/0716 1st said.html
_____ (2007). On Late Style: Music and Literature against the Grain. Nova Iorque: Vintage Books.
Sontag, S. (1977). In Plato’s cave. In On Photography. Nova Iorque: Farrar, Straus & Giroux.
Starobinski, J. (2016). La beauté du monde: La Littérature et les Arts. Paris: Gallimard.
Tamen, M. (2000). A poesia. Introd. a O’Neill, Alexandre, Poesias Completas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Joana Matos Frias

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.