Do animal à “intuição” “do sobrenatural”

Faces do humano na recepção do bucolismo em Fialho de Almeida e Francisco Bugalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.4538

Palavras-chave:

Zoomorfismo; Fialho de Almeida; Francisco Bugalho; bucolismo; modernidade; modernismo.

Resumo

Neste estudo procura-se compreender a relevância de diferentes representações da figura do ceifeiro em momentos também diferentes da modernidade literária portuguesa, nomeadamente as que ocorrem, respectivamente, em obras de Fialho de Almeida e de Francisco Bugalho. Este poeta, ao explicitamente convocar a leitura que Fialho faz daquela figura, procura distanciar a sua poética da proposta fialhiana. Deste modo, a referência a Fialho deve, por um lado, ser entendida no plano da recepção da sua obra no contexto da própria criação literária do século XX; por outro, importa ser compreendida no âmbito da poética bucólica, nomeadamente das configurações de que esta se reveste na época moderna e contemporânea. Neste contexto, a proposta de Fialho de Almeida de uma representação zoomórfica do homem desperta em Francisco Bugalho o que se pode equacionar como uma tentativa de conter as consequências da visão de uma nudez essencial. Sem poder esquecer-se o natural, enquanto processo de perda, procura-se ocupar o vazio com uma “intuição” “do sobrenatural”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar e Silva, V. M. de. (1983). Fialho de Almeida e o problema sociocultural do francesismo. In Les rapports culturels et littéraires entre le Portugal et la France: Actes du colloque (pp. 411-422). Paris: Fondation Calouste Gulbenkian / Centre Culturel Portugais.

Almeida, F. de. (1917). Cesário Verde. In A. Barradas e A. Saavedra (Orgs.), Fialho de Almeida: In memoriam (pp. 9-15). Porto: Tipografia da Renascença Portuguesa.

_____ (1927). Lisboa galante: Episódios e aspectos da cidade. (4.ª ed). Porto: Livraria Chardron.

_____ (1943). A cidade do vício. (8.ª ed.). Lisboa: Livraria Clássica Editora.

_____ (1960). À esquina: (Jornal de um vagabundo). (7.ª ed.). Lisboa: Livraria Clássica Editora.

Bernardes, J. A. C. (2001). Fialho de Almeida: uma estética de tensões. In C. Reis (Dir.) História da literatura portuguesa, 5, 293-308. Lisboa: Publicações Alfa.

Buescu, H. C. (2001). Chiaroscuro: Modernidade e literatura. Porto: Campo das Letras.

Bugalho, F. (1998). Poesia. (2.ª ed.). Lisboa: Editora LG.

Coelho, J. do P. (s/d.). Problemática da História Literária. (2.ª. ed. rev. e ampl.). Lisboa: Edições Ática.

Derrida, J. (2002). O animal que logo sou (A seguir). São Paulo: Editora UNESP.

Franco, A. C. (2002). O essencial sobre Fialho de Almeida. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Lopes, Ó. (1987). Entre Fialho e Nemésio: Estudos de literatura portuguesa contemporânea. I. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Mateus, I. C. P. (2008). “Kodakização” e despolarização do real: Para uma poética do grotesco na obra de Fialho de Almeida. Lisboa: Editorial Caminho.

Mourão-Ferreira, D. (1969). Tópicos de Crítica e de História Literária. Lisboa: União Gráfica.

Pessoa, F. (1993). [Carta a Adriano del Valle – 14 Set. 1923]. In T. R. Lopes (Coord.) Pessoa inédito (p. 187). Lisboa: Livros Horizonte.

Régio, J. (s/d.). Fialho, crítico de teatro. In (Or. e org.). Estrada larga: Antologia dos números especiais, relativos a cada lustro, do Suplemento “Cultura e arte” de “O comércio do Porto”, 3, 168-172. Porto: Porto Editora.

Ribeiro, B. (1950). Obras completas: Volume II: Éclogas. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.

Rocha, A. C. (s/d.). Fialho e o determinismo. In Costa Barreto (Or. e org.). Estrada larga: Antologia dos números especiais, relativos a cada lustro, do Suplemento “Cultura e arte” de “O comércio do Porto”. 3 (pp. 193-195). Porto: Porto Editora.

Rodrigues, N. S. (2000). Traduções portuguesas de Teócrito. Lisboa: Universitária Editora.

Soares, B. (2005). Livro do Desassossego. (5.ª ed.). Lisboa: Assírio & Alvim.

Tamen, M. (2002). Artigos portugueses. Lisboa: Assírio & Alvim.

Verde, C. (1992). Obra completa de Cesário Verde. (6.ª ed.). Lisboa: Livros Horizonte.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Minhoto Marques, J. (2023). Do animal à “intuição” “do sobrenatural”: Faces do humano na recepção do bucolismo em Fialho de Almeida e Francisco Bugalho. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 5(7), 9–19. https://doi.org/10.21814/2i.4538