Game of Thrones, o último ponto de encontro televisivo
Fantástico, humor, historicismo, violência e erotismo
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.6124Palavras-chave:
Guerra dos Tronos, George R. R. Martin, historicismo, narrativaResumo
Numa época caraterizada pela desagregação das audiências nos media audiovisuais, Game of Thrones constituiu o último momento em existiu uma convergência global de públicos em conteúdos televisivos. O objetivo deste artigo é colocar um conjunto de hipóteses para justificar este fenómeno, a partir da análise dos principais ingredientes da série: a combinação de humor, violência e erotismo, a associação de elementos fantásticos com uma ambiência baseada em referências históricas, a presença constante da morte e o uso de cenários reais, reconhecíveis apesar da sua manipulação digital.
A trajetória particular que carateriza a relação entre a produção da HBO e a narrativa publicada em livro também interessa a este texto, sobretudo a partir do momento em que os textos de George R. R. Martin deixaram de poder constituir uma referência para o guião, porque a série ultrapassou a história relatada nos volumes publicados.
Downloads
Referências
Augé, M. (1992). Não-lugares. Bertrand.
Barker, M., Smith, C. & Attwood F. (2021). Watching Game of Thrones: How Audiences Engage with Dark Television. Manchester University Press.
Bartleet, L. (2024). The Winds of Winter: release date, pre-release chapters, returning characters and everything we know. NME (5th November 2024). https://www.nme.com/features/tv-features/the-winds-of-winter-release-date-chapters-1942288.
Baudrillard, J. (1991). Simulacros e Simulações. Relógio d’Água.
Brilliant Maps (2023). Game of Thrones’ Westeros Is Really Just Britain & An Inverted Ireland. Brilliant Maps (Last Updated: March 3, 2023). https://brilliantmaps.com/westeros/
Burke, E. (1757). A Philosophical Enquiry into the Origin of our Ideas of the Sublime and the Beautiful. R. & J. Dodsley.
Calvino, I. (1985). Seis propostas para o próximo milénio. Ed. Teorema.
Contu, G. & Pau, S. (2022). The impact of TV series on tourism performance: the case of Game of Thrones. Empirical Economics, 63, 3313–3341. https://doi.org/10.1007/s00181-022-02228-2.
Eco, U. (2016). Sobre os espelhos e outros ensaios. Ed. Relógio d’água.
Gilmore, M. (2014). George R.R. Martin: The Rolling Stone Interview. Rolling Stone (April 23, 2014). https://www.rollingstone.com/culture/culture-news/george-r-r-martin-the-rolling-stone-interview-242487/
Hibberd, J. (2011). A Dance With Dragons Interview [with George R. R. Martin]. Entertainment Weekly (July 12, 2011). https://ew.com/article/2011/07/12/george-martin-talks-a-dance-with-dragons/
Ivelja-Dalmatin, A. (1997). Dubrovnik and its surroundings. Ed. MATE.
Jencks, C. (1986). What is Post-Modernism? Academy editions.
Leach, N. (2002). Wallpaper* person. Notes on the behaviour of a new species. In K. Rattenbury (ed.), This is not architecture (231-243). New York, Routledge.
Martin, G. R. R. (1996). A Song of Ice and Fire: A Game of Thrones. London: HarperCollins.
Martin, G. R. R. (1998). A Song of Ice and Fire: A Clash of Kings. London: HarperCollins.
Martin, G. R. R. (2000). A Song of Ice and Fire: A Storm of Swords. London: HarperCollins.
Martin, G. R. R. (2005). A Song of Ice and Fire: A Feast for Crows. London: HarperCollins.
Martin, G. R. R. (2011). A Song of Ice and Fire: A Dance with Dragons. London: HarperCollins.
Miller, J. A. (2021). Tinderbox: HBO's Ruthless Pursuit of New Frontiers. New York: Henry Holt & Company.
Pereira, R. A. (2016). A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar. Tinta da China.
Perry, K. E. G. (2022). [Interview with] George RR Martin: ‘I don’t understand how people can come to hate so much something that they once loved. Independent (Saturday 28 May 2022). https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/books/features/george-rr-martin-interview-game-of-thrones-b2088451.html
Sergeant, A. (2021). Across the narrow screen: televisual world-building in Game of Thrones. Screen, 62 (2), 193–213. https://academic.oup.com/screen/article/62/2/193/6358256
Roy, D. (2020). Paraphilia and other Sexual Variations in the 'Game of Thrones'. Indian Journal of Health Sexuality and Culture, 5 (2), 14-26.
Silva, D. N. [s. d.]: Referências históricas em Game of Thrones. Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/referencias-historicas-game-of-thrones.htm
Starner, N. (2020). The Truth About Filming Cersei Lannister's Walk Of Shame On Game Of Thrones. Looper (Oct. 16, 2020). https://www.looper.com/262897/the-truth-about-filming-cersei-lannisters-walk-of-shame-on-game-of-thrones/
Referências audiovisuais
Benioff, D. & Weiss, D. B. (Produtores). (2011). Game of Thrones [série de televisão]. HBO / Warner Bros, 2011-2019.
Moretti, N. (Realizador). (2023). Il sol dell'avvenire [filme]. Sacher Film.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Eduardo dos Santos Fernandes

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.