Quando o corpo se torna rosto

Notas sobre a ideia de retrato projectivo em Lourdes Castro

Autores

  • Bruno Marques

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2083

Palavras-chave:

retrato; corpo; rosto; “rostoidade”; sombras; Lourdes Castro.

Resumo

Que espaço ocupa o retrato num panorama que dá tanta ênfase ao corpo? É caso para dizer que o corpo, a partir das últimas décadas do século XX, se tornou num significante despótico que subordina qualquer expressão artística chegando mesmo ao ponto de afectar a prática do retrato ousando eclipsar daquilo que com ele estava mais conotado: a imagem de um rosto. Partindo do conceito de visagéité de Gilles Deleuze e Félix Guattari e das noções “paisagens-corpos”, “paisagens-rostos” e “devir-rosto” desenvolvidas por José Gil, predentemos com este ensaio reflectir sobre um processo que aqui designamos de “transferência de funcionalidade”, através da qual o corpo se torna “rosto”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acciaiuoli, M. (2001). Sombra projectada de Christina Maar (ficha da obra). In KWYParis 1958–1968 (p. 442) [cat. exp.]. Lisboa: Centro Cultural de Belém.

Agamben, G. (1991). A comunidade que vem. Ed. Presença: Lisboa.

Almeida, B. P. (2002). Transição — Ciclopes, mutantes, apocalípticos: A nova paisagem artística no final do século XX. Lisboa: Assírio & Alvim.

Barthes, R. (1995). Fragmentos de um discurso amoroso [1977, ed. original]. Porto: Ed. 70.

_____ (1998). Câmara clara [1980, ed. original]. Lisboa: Ed. 70.

Bailly, J.-C (1998). L'apostrophe muette: Essai sur les portraits du Fayoum. Paris: Hazan.

Buisine, A. (1992). L'indéfigurable même. In Le Portrait dans l'art contemporain 1945–1992 (pp. 30–36) [Cat. exp.]. Nice: Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain.

_____ (1993). Les temps des visages. La recherche photographique. Dévisager, 14 (Printemps), 10–13.

Clair, J. (1995). Impossible anatomy 1895–1995: Notes on the iconography of a world of technologies. In Identity and alterity: Figures of the body 1895/1995 (pp. XXV–XXXI). La Biennale di Venezia 46 esposizione internazionale d'arte: Marsilio Editori.

Comar, P. (1995). The body besides itself. In Identity and alterity: Figures of the body 1895/1885 (pp. 38–43). La Biennale di Venezia 46 esposizione internazionale d'arte: Marsilio Editori.

Depotte, H. (1992). Historique du Portrait. In Le Portrait dans l'art contemporain 1945–1992 (pp.19–29) [Cat. exp.]. Nice: Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain.

Dobbels, D. (1992). L'air absent. In Le Portrait dans l'art contemporain 1945–1992 (pp. 37–41) [Cat. exp.]. Nice: Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain.

Dubois, P. (1992). O acto fotográfico. Lisboa: Vega.

Ewing, A. W. (2003). De caras! O retrato está morto! Viva a cara! In Cara a Cara (Jornal da exp.). Culturgeste/Musée de l'Elysée.

Deleuze, G., Guattari, F. (1980). Anné zéro — Visagéité. In Mille plateaux (pp. 205–234). Paris: Les Editions de Minuit.

Fabbri, P. (1995). Deformities of the face. In Identity and alterity. Figures of the body 1895/1885 (pp. 27– 31). La Biennale di Venezia 46 esposizione internazionale d'arte: Marsilio Editori.

Fournet, C. (1992). La tache aveugle. In Le Portrait dans l'art contemporain 1945–1992 (pp. 9–18) [Cat. exp.]. Nice: Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain.

Freitas, M. H. (1992). O duplo do mundo. In Lourdes Castro: Além da sombra (p. 45). Lisboa: F.C.G.-C.A.M.

Freud, S. (1914) Introducción al narcisismo. In Obras Completas (Tomo VI). Madrid: Biblioteca Nueva, 1972.

Freund, G. (1974), Photographie et société. Paris: Éditions du Seuil.

Gil, J. (1994). A auto-representação. In O rosto da máscara: Auto-representação na arte portuguesa (pp. 44–48). Lisboa: Centro Cultural de Belém.

_____ (1997). Metamorfoses do corpo [1981, ed. original]. Lisboa: Relógio d'Água.

_____ (1999). Retrato. In A arte do Retrato: Quotidiano e circunstância (pp. 12–22) [Cat. exp.] Lisboa: MCG.

Girard, X. (1992). Portraits sans visage. In À visage découvert (pp. 137–146). Paris: Fondation Cartier / Flammarion.

Gombrich, E. H. (1995). Arte e ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica [1959, ed. original]. São Paulo: Martins Fontes.

Günter, M. (1995). Notes from the Portrait in the Twentieth Century. In Identity and alterity. Figures of the body 1895/1885 (pp. 33–37). La Biennale di Venezia 46 esposizione internazionale d'arte: Marsilio Editori.

Jones, A. (2000). The artist's body. In Tracey Warr (org.), The artist's body. London: Phaidon.

Jung, C. S. (1958). L'homme à la decouverte de son âme (trad. francesa). Ed. Mont-Blanc: Paris.

Krauss, R. (1978). Tracing Nadar. October, 5 (New York, Summer 1978). [Reeditado em O fotográfico [1990, ed. original]. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002, pp. 21–39.]

Lacan, J. (1949). The mirror phase as formative of the function of the I. In Ch. Harrison & Paul Wood (1992) (eds.), Art in theory 1900 –1990: An anthology of changing ideas (pp. 609–613). Wiley-Blackwell.

Lascault, G. (1982). Portraits. In Du visage. Presses Universitaires de Lille. [Reeditado em Le Portrait dans l'art contemporain 1945–1992. [Cat. exp.]. Nice: Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain, 1992.]

Loisy, J. (1992). Préface. In À visage découvert (pp. 11–14). Paris: Fondation Cartier / Flammarion.

Marques, B. (2005). Para o estudo da «crise» do retrato nos anos 60 em Portugal. Dissertação de Mestrado em História de Arte Contemporânea, sob a orientação de Margarida Acciaiuoli. Lisboa: UNL / FCSH. [Texto policopiado]

_____ (2008). O Retrato de D. Sebastião: Costa Pinheiro ou a desmitificação da retratística histórica oficial. Revista de História da Arte, 5, 188–207.

_____ (2014). Crise do retrato: Dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro. In Actas do IV congresso de História da Arte Portuguesa em homenagem a José-Augusto França. Sessões simultâneas (2.ª edição revista e aumentada) (pp. 435– 442). Lisboa: APHA.

Marin, L. (1992). Grammaire royale du visage. À visage découvert (pp. 70–79). Paris: Fondation Cartier / Flammarion.

Medeiros, M. M. (1997), Fotografia e auto-representação: Identidade e imagem do corpo na obra de Cindy Sherman. Dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sob a orientação do Professor Doutor João Mário Grilo. Lisboa.

Olivares, R. (2003). Quién soy yo? Exit: Autorretratos/Self-portraits, 10, 10–11.

Pessoa, F. (1966). Páginas íntimas e de auto-interpretação. Lisboa: Ática.

Pirotte, E. (1964). Préface vue de profil. Lourdes Castro e René Bertholo. Lisboa: Galeria Divulgação [Reeditado em Lourdes Castro: Além da sombra [Cat. da exp.]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1992, p. 39.]

Prost, A. (1986). Fronteiras e espaços do privado. In Ph. Ariès & George Duby (dir.) (1991), História da vida privada: Da Primeira Guerra Mundial aos nossos dias (vol. 5, pp. 7–113, orientado por A. Prost e G. Vincent). Porto: Ed. Afrontamento.

Quadros, A. (1985). Introdução à vida e à obra poética de Fernando Pessoa. In A. Quadros (introd., org. e biobliog.), Obra poética de Fernando Pessoa: Mensagem e outros poemas afins (pp. 17–92). Lisboa: Europa América.

Ramírez, J. A. (2003). Yo mismo. Automodelo e identidad quebrada. Exit: Imagen y cultura, 10, 17–25.

Restany, P. (1965). Lourdes Castro: A presença da ausência. Lourdes Castro. Munique: Galeria Buchholz, 26 Outubro a 20 Novembro 1965. [Reeditado em Lourdes Castro: Além da sombra [Cat. da exp.]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 20 de Junho a 6 de Setembro de 1992, p. 36.]

Serraller, F. C. (1994). Ceremonial de Narciso. El autorretrato y el arte español contemporáneo (pp. 13–31). In F. Calvo Serraller, El autorretrato en España. De Picasso a nuestros días [Cat. da exp.]. Madrid: Fundación Cultural Mapfre Vida.

Solans, P. (2003). Del espejo a la pantalla. Derivas de la identidad. In D. Hernández Sánchez (ed.), Arte, cuerpo, tecnología (pp. 137–165). Salamanca: Ediciones Universidad.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Marques, B. (2019). Quando o corpo se torna rosto: Notas sobre a ideia de retrato projectivo em Lourdes Castro. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 1(Especial), 15–29. https://doi.org/10.21814/2i.2083