12 Angry Men (1957)

A palavra-imagem ecfrástica em julgamento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3758

Keywords:

Doze homens e uma sentença. Écfrase. Enargeia. Amplificatio. Cinema.

Abstract

Este ensaio enfoca o poder imagético da palavra como elemento central do filme 12 Angry Men (1957), dirigido por Sidney Lumet, com roteiro de Reginald Rose de seus escritos e especial para TV (CBS, 1954, direção de Franklin Schaffner). O filme foi estrelado por Henry Fonda (personagem Davis), entre outros. Essa abordagem é discutida a partir do conceito retórico de écfrase, dimensão conceitual já utilizada em estudos de análise de filmes, especialmente por Pethö (2010), Elleström (2010), Killander et al (2014), Heffernan (1993, 2015), Gonçalo (2017) e Clüver (1998, 2019). Assim, o foco deste ensaio é interpretar como os recursos cinematográficos e fílmicos feitos por Lumet dialogam com a vasta tradição retórica da écfrase. Dentre as considerações deste ensaio, destaca-se que o filme em análise é uma peça exemplar de um “cinema de palavras”, isto é, por meio de recursos retórico-cinemáticos de orientação ecfrástica, essa obra fílmica produzida, por meio da condução discursiva do protagonista. em oposição ao restante do painel de juízes, que em flashbacks, ele reconstitui cenas do crime para analisar o homicídio em julgamento. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

Aristóteles. (2005). Retórica. Prefácio e introdução de Manuel Alexandre Júnior (trad. e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Bugno-Narecka, D. e Vieira, M. P. (2020). Unveiling Ekphrasis On The Screen. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, [S. l.], 19 (2), 48-69.

Bugno-Narecka, D. (2017). Blurring the Boundaries: Ekphrasis as a Fold. Aletria, Belo Horizonte, 27 (2), 97-111. DOI: 10.17851/2317-2096.27.2.97-111. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.97-111

Cícero. (2005). Retórica a Herênio (trad. Adriana Seabra e Ana Paula Celestino Faria). São Paulo: Hedra.

Clüver, C. (2019). 'On gazers' encounters with visual art: ekphrasis, readers, 'iconotexts’. In Meek, R.; Kennedy, D., Ekphrastic Encounters: New Interdisciplinary Essays on Literature and the Visual Arts (pp. 237-256). Manchester: Manchester UP. DOI: https://doi.org/10.7228/manchester/9781526125798.003.0013

_______ (1998). Quotation, Enargeia, and the Functions of Ekphrasis. In Robillard, V. and Jongeneel, E., Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis (pp.35-52). Amsterdam: Vrije Universiteit UP.

Elleström, L. (2010). The Modalities of Media: A Model for Understanding Intermedial. Relations. In Elleström, L. (ed.), Media Borders, Multimodality and Intermediality (pp. 11-50). London: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230275201_2

_______ (2020). The Modalities of Media II: An Expanded Model for Understanding Intermedial Relations. In Elleström, L. (ed.), Beyond Media Borders. Volume 1: Intermedial Relations among Multimodal Media (pp. 3-91). Houndmills: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-49679-1_1

Eisenstein, S. (1957). The Film Sense. (Edited and translated by Jay Leyda). New York: Meridian Books.

Gonçalo, P. (2017). Film in words/words in pictures: Ekphrasis modulations in Peter Handke and Wim Wenders’ cinematic collaborations. Journal of Screenwriting, 8(1). DOI: https://doi.org/10.1386/josc.8.1.83_1

Heffernan, J. (1993). Museum of Words. The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago & London: The University of Chicago Press.

_______ (2015). Ekphrasis: theory. In Rippl, G. (ed.), Handbook of intermediality: literature-image-sound-music (pp. 35-49). Berlin: De Gruyter Mouton. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110311075-003

Killander Cariboni, C.; Lutas, L. and Strukelj, A. (2014). A New Look on Ekphrasis: An Eye-tracking Experiment on a Cinematic Example. Ekphrasis. Images, Cinema, Theatre. Media, 12(2), 10-31.

Krieger, M. (1992). Ekphrasis: The Illusion of the Natural Sign. Baltimore: Johns Hopkins Univ. Press.

Lausberg, H. (1966). Manual de retórica literária. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lima, F. A. C. (2021). A amplificatio como procedimento pré-ecfrástico na Oratio pro Sestio. In Fernandes Grizoste, W. and Bezerra dos Santos, F. (orgs.), Recepção & Ekphrasis no ensino de Letras Clássicas. Manaus: Editora UEA.

Longinus. (1890). On the Sublime (trans. by H. L. Havell Macmillan and Co). New York: (Project Gutemberg). Available at: https://www.gutenberg.org/files/17957/17957-h/17957-h.htm. Accessed on: oct. 31, 2021.

Mathew, S. (2021). Ekphrastic Temporality. New Literary History, 52 (2), 239-260. DOI: https://doi.org/10.1353/nlh.2021.0011

Metz, C. (1968). Essai sur la signification au cinéma. Paris: Klincksieck (Collection d'Esthétique, 3).

Mitchell, W. J. T. (1994). Ekphrasis and the Other. In Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation (pp. 151-181). Chicago and London: University of Chicago Press.

Pethö, Á. (2010). Media in the Cinematic Imagination: Ekphrasis and the Poetics of the In-Between in Jean-Luc Godard's Cinema. In Elleström, L. (ed.), Media Borders, Multimodality and Intermediality (pp. 293-315). London: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230275201_15

Sager Eidt, L. M. (2008). Writing and Filming the Painting. Ekphrasis in Literature and Film. Amsterdam: Rodopi. DOI: https://doi.org/10.1163/9789401206273

1. Films cited

Lumet, S. (Director). Fonda, H.; Rose, R. (Screenwriters). (1957). 12 Angry Men. Los Angeles CA: Orion-Nova/ United Artists.

Kiarostami, A. (Director). (2007). Rug. Iran.

Downloads

Published

2022-06-17

How to Cite

Sales, H. B. da S. (2022). 12 Angry Men (1957) : A palavra-imagem ecfrástica em julgamento. Journal 2i: Identity and Intermediality Studies, 4(5), 47–61. https://doi.org/10.21814/2i.3758