Aprendizagem de dependências não adjacentes por adultos em uma língua artificial: evidências experimentais

Autores

  • Cristina Name Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
  • Késsia Henrique Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.748

Palavras-chave:

Dependências não adjacentes, Aprendizagem de língua artificial, Processamento adulto

Resumo

Investigamos a aprendizagem de dependências não adjacentes por adultos (DNAs) em uma língua artificial. DNAs é a coocorrência de marcadores morfossintáticos e/ou fonológicos com material interveniente, como em These cat-s, em que observamos a dependência entre o determinante e a marcação de plural no nome e a base cat- entre eles. A aprendizagem de DNAs por crianças tem sido amplamente estudada, mas pouco se sabe sobre como essa aprendizagem ocorre em adultos com uma L1 consolidada. Usando uma combinação de técnicas experimentais, foi conduzido um experimento de aprendizagem de língua artificial. Trinta e quatro adultos participaram divididos entre grupo experimental e grupo controle. Na fase de treinamento, que durou 3 minutos, os participantes do grupo experimental ouviram combinações de DPs inventados, enquanto participantes do grupo controle ouviram estímulos musicais. Na fase teste, participantes de ambos os grupos tiveram que escolher, entre dois novos nomes, o que combinava melhor com o determinante. Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos experimental e controle, com maior número de acertos no primeiro, o que é sugestivo de maior precisão nas respostas dadas nesse grupo. Esses resultados sugerem que, mesmo após um curto período de exposição aos estímulos, os participantes foram capazes de abstrair os padrões a partir dos estímulos do treinamento e aplicá-los a estímulos inéditos. Esses achados foram interpretados como evidência de aprendizagem de DNAs por adultos.

Referências

Chomsky, N. (2000). Minimalist inquiries: The framework (MITOPL 15). In R. Martin, D. Michaels & J. Uriagereka (Eds.), Step by step: Essays on minimalist syntax in honor of Howard Lasnik (pp. 89–155). Cambridge: MIT Press. Consultado em https://ci.nii.ac.jp/naid/10009706734/

Chomsky, N. (2001). Derivation by phase. In M. Kenstowicz (Ed.), Ken Hale: a life in language. Cambridge (pp. 1–52). Cambridge: MIT Press.

Folia, V., Uddén, J., De Vries, M., Forkstam, C., & Petersson, K. M. (2010). Artificial language learning in adults and children. Language Learning, 60(2), 188–220. https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2010.00606.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2010.00606.x

Folia, V., Uddén, J., Forkstam, C., Ingvar, M., Hagoort, P., & Petersson, K. M. (2008). Implicit learning and dyslexia. Annals of the New York Academy of Sciences, 1145(1), 132–150. https://doi.org/10.1196/annals.1416.012 DOI: https://doi.org/10.1196/annals.1416.012

Frost, R. L. A., Jessop, A., Durrant, S., Peter, M. S., Bidgood, A., Pine, J. M., Rowland, C., & Monaghan, P. (2020). Nonadjacent dependency learning in infancy, and its link to language development. Cognitive Psychology, 120, 101291. https://doi.org/10.1016/j.cogpsych.2020.101291 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cogpsych.2020.101291

Frota, S., & Name, C. (2017). Questões de percepção em língua materna. In M. J. Freitas & A. L. Santos (Orgs.), A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do português (pp. 35–50). Berlin: Language Science Press.

Gerken, L. (2006). Decisions, decisions: Infant language learning when multiple generalizations are possible. Cognition, 98(3), B67–B74. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2005.03.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2005.03.003

Gómez, R. L. (2002). Variability and detection of invariant structure. Psychological Science, 13(5), 431–436. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00476 DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9280.00476

Gómez, R. L., & Gerken, L. (1999). Artificial grammar learning by 1-year-olds leads to specific and abstract knowledge. Cognition, 70(2), 109–135. https://doi.org/10.1016/s0010-0277(99)00003-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-0277(99)00003-7

Gómez, R. L., & Lakusta, L. (2004). A first step in form-based category abstraction by 12-month-old infants. Developmental Science, 7(5), 567–580. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00381.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00381.x

Gómez, R., & Maye, J. (2005). The developmental trajectory of nonadjacent dependency learning. Infancy, 7(2), 183–206. https://doi.org/10.1207/s15327078in0702_4 DOI: https://doi.org/10.1207/s15327078in0702_4

Hauser, M. D., Chomsky, N., & Fitch, W. T. (2002). The faculty of language: What is it, who has it, and how did it evolve? Science, 298(5598), 1569–1579. https://doi.org/10.1126/science.298.5598.1569 DOI: https://doi.org/10.1126/science.298.5598.1569

Henrique, K., & Name, C. (2020). O processamento de múltiplas dependências não adjacentes em orações relativas no PB. Revista Linguíʃtica, 16(1), 278–302. https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31631 DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31631

Laguardia, M. (2016). Etapas iniciais da aquisição lexical - Habilidades estatísticas e simbólicas no tratamento de dependências não adjacentes. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil).

Marcus, G. F., Vijayan, S., Bandi Rao, S., & Vishton, P. M. (1999). Rule learning by seven-month-old infants. Science, 283(5398), 77–80. https://doi.org/10.1126/science.283.5398.77 DOI: https://doi.org/10.1126/science.283.5398.77

Name, C., & Laguardia, M. (2013). Etapas iniciais da aquisição lexical. PROLÍNGUA, 8(2). Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/19347

Name, C., & Shi, R. (2015). Preverbal infants track and represent non-adjacent dependencies at an abstract level. In J. Scott & D. Waughtal (Eds.), Proceedings of the 40th Boston University Conference on Language Development (Vol. I, pp. 30–39). Boston: Cascadilla Press.

Name, C., Shi, R., & Koulaguina, E. (2011, July). Non-adjacent dependency learning and grammatical categorization in 11- month-old infants. Presented at the 12th International Congress for the Study of Child Language. Montreal, Canada.

Newport, E. L., & Aslin, R. N. (2004). Learning at a distance I. Statistical learning of non-adjacent dependencies. Cognitive Psychology, 48(2), 127–162. https://doi.org/10.1016/s0010-0285(03)00128-2 DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-0285(03)00128-2

Onnis, L., Monaghan, P., & Christiansen, M. (2004). Variability is the spice of learning, and a crucial ingredient for detecting and generalizing in nonadjacent dependencies. Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, 26(26), 1047–1052. Disponível em https://escholarship.org/content/qt4558716n/qt4558716n.pdf

Rodrigues, E. (2005). O processamento da concordância verbal com construções partitivas no português brasileiro. Consultado em https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/viewFile/4371/3143

Rodrigues, E. (2006). O processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentenças. (Tese de doutorado, PUC Rio, Rio de Janeiro, Brasil).

Saffran, J. R., Aslin, R. N., & Newport, E. L. (1996). Statistical Learning by 8-Month-Old Infants. Science, 274(5294), 1926–1928. https://doi.org/10.1126/science.274.5294.1926 DOI: https://doi.org/10.1126/science.274.5294.1926

Sandoval, M., & Gómez, R. L. (2013). The development of nonadjacent dependency learning in natural and artificial languages. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 4(5), 511–522. https://doi.org/10.1002/wcs.1244 DOI: https://doi.org/10.1002/wcs.1244

Santelmann, L. (1998). Sensitivity to discontinuous dependencies in language learners: evidence for limitations in processing space. Cognition, 69(2), 105–134. https://doi.org/10.1016/s0010-0277(98)00060-2 DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-0277(98)00060-2

Teixeira, M. (2012). A contribuição das informações distribucionais de DNA nas etapas iniciais da aquisição lexical. (Dissertação de mestrado, UFJF, Juíz de Fora, Brasil). Disponível em https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1792

Thiessen, E., Girard, S., & Erickson, L. (2016). Statistical learning and the critical period: how a continuous learning mechanism can give rise to discontinuous learning. WIREs Cognitive Science, 7(4), 276–288. https://doi.org/10.1002/wcs.1394 DOI: https://doi.org/10.1002/wcs.1394

Trask, R. L. (2004). Dicionário de linguagem e lingüística. São Paulo: Contexto.

Uddén, J., Ingvar, M., Hagoort, P., & Petersson, K. M. (2012). Implicit acquisition of grammars with crossed and nested non-adjacent dependencies: Investigating the push-down stack model. Cognitive Science, 36(6), 1078–1101. https://doi.org/10.1111/j.1551-6709.2012.01235.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1551-6709.2012.01235.x

Van den Bos, E., Christiansen, M. H., & Misyak, J. B. (2012). Statistical learning of probabilistic nonadjacent dependencies by multiple-cue integration. Journal of Memory and Language, 67(4), 507–520. https://doi.org/10.1016/j.jml.2012.07.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jml.2012.07.008

van Heugten, M., & Shi, R. (2010). Infants’ sensitivity to non-adjacent dependencies across phonological phrase boundaries. The Journal of the Acoustical Society of America, 128(5), EL223–EL228. https://doi.org/10.1121/1.3486197 DOI: https://doi.org/10.1121/1.3486197

Vigliocco, G., Butterworth, B., & Garrett, M. F. (1996). Subject-verb agreement in Spanish and English: Differences in the role of conceptual constraints. Cognition, 61(3), 261–298. https://doi.org/10.1016/s0010-0277(96)00713-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-0277(96)00713-5

Viotti, E. (2005). O Caso default no português do Brasil: revisitando o Caso dos inacusativos. Revista de Estudos Da Linguagem, 13(2), 53–71. https://doi.org/10.17851/2237-2083.13.2.53-71 DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.13.2.53-71

Zehr, J., & Schwarz, F. (2018). PennController for Internet Based Experiments (IBEX). OSF. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/MD832

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Name, C., & Henrique, K. (2022). Aprendizagem de dependências não adjacentes por adultos em uma língua artificial: evidências experimentais. Diacrítica, 36(1), 89–107. https://doi.org/10.21814/diacritica.748

Edição

Secção

Artigos Temáticos