Um estudo empírico sobre a validade da hipótese de flutuação na aquisição do artigo em português por aprendentes chineses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4810

Palavras-chave:

Artigo em português, Hipótese de Flutuação, Aprendentes chineses

Resumo

A aquisição do artigo é um processo no qual os aprendentes de L2 estabelecem gradualmente um valor semântico apropriado para o parâmetro do artigo. Segundo a Hipótese de Flutuação (Ionin, 2003), os aprendentes de uma L2 flutuam entre a marcação dos traços de definitude e de especificidade na escolha do artigo, o que é considerado uma propriedade temporária do sistema da sua interlíngua. Com uma longa exposição ao input da L2, os aprendentes vão estabelecendo o valor paramétrico adequado do artigo. O presente estudo visou testar, junto dos aprendentes chineses cuja L1 não possui este sistema linguístico, a validade da Hipótese de Flutuação. Os dados corroboraram a flutuação na escolha de artigos portugueses por este grupo de aprendentes de nível A2/B1 de proficiência em português, tendo apontado para o input de L2 e a Gramática Universal como fontes de conhecimento linguístico a que os aprendentes chineses recorrem para a aquisição do artigo em português. Esta pesquisa poderá contribuir como suporte teórico para o ensino do artigo em português a aprendentes chineses. 

Referências

Baldé, N. R. (2011). A aquisição do artigo em português L2 por falantes de L1 russo [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4137/1/ulfl096186_tm.pdf

Carvalho, D. (2017). O estatuto de definitude como traço-É. Caderno De Squibs: Temas Em Estudos Formais Da Linguagem, 3(2), 11–24.

Chen, P. (2004). Identifiability and definiteness in Chinese. Linguistic – an Interdisciplinary Journal of the Language Sciences, 42(6), 1129–1184. https://doi.org/10.1515/ ling.2004.42.6.1129 DOI: https://doi.org/10.1515/ling.2004.42.6.1129

Conselho da Europa. (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edições ASA.

Hawkins, R., Al-Eid, S., Almahboob, I., Athanasopoulos, P., Chaengchenkit, R., Hu,J., Rezai, M., Jaensch, C., Jeon, Y., Jiang, A., Leung, Y. I., Matsunaga, K., Ortega, M., Sarko, G., Snape, N., & Velasco-Zárate, K. (2006). Accounting for English article interpretation by L2 speakers. In S.H. Foster-Cohen, M. Medved Krajnovic & J. Mihaljević Djigunović (Eds.), EUROSLA Yearbook, 6 (pp.7–25). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/eurosla.6.04haw

Huang, C-R., & Shi, D-X. (2016). A reference grammar of Chinese. Cambridge University Press.

Ionin, T. (2003). Article semantics in second language acquisition [PhD thesis, Massachusetts Institute of Technology].

Ionin, T., Ko, H. & Wexler, K. (2004). Article Semantics in L2-acquisition: the role of specificity. Language Acquisition, 12(1), 3–69. https://doi.org/10.1207/s15327817la1201_2 DOI: https://doi.org/10.1207/s15327817la1201_2

Ionin, T., Zubizarreta, M.L. & Maldonado, S. B. (2008). Sources of linguistic knowledge in the second language acquisition of English Articles. Lingua, 118(4), 554–576. https://doi.org/10.1016/j.lingua.2006.11.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lingua.2006.11.012

Kim, L.K. & Lakshmanan, U. (2009). The processing role of the article choice parameter: evidence from L2 learners of English. In María D. P. G. Mayo & R. Hawkins (Eds.), Second Language Acquisition of Articles: Empirical Findings and Theoretical Implications (pp. 87–113). John Benjamins Publishing, DOI: https://doi.org/10.1075/lald.49.08kim

Lang, Y. (2010). Grammar and the Chinese ESL learner – a longitudinal study on the acquisition of the English article system. Cambria Press.

Luchesa, M. M. (2017). A Aquisição do artigo em inglês como segunda língua por falantes nativos de português brasileiro [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. AcervoDigital da UFPR. https://hdl.handle.net/1884/49571

Lyons, C. (1999). Definiteness. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511605789

Mayo, María D.P. (2009). Article choice in L2 English by Spanish speakers: evidence for full transfer. In María D. P. G. Mayo & R. Hawkins (Eds.), Second language acquisition of articles: empirical findings and theoretical implications (pp. 13–35). John Benjamins Publishing. DOI: https://doi.org/10.1075/lald.49.05pil

Sarko, G. (2009). L2 English article production by Arabic and French speakers. In María D. P. G. Mayo & R. Hawkins (Eds.), Second language acquisition of articles: empirical findings and theoretical implications (pp. 37–66). John Benjamins Publishing. DOI: https://doi.org/10.1075/lald.49.06sar

Snape, N. (2006). The acquisition of the English determiner phrase by Japonese and Spanish learners of English [PhD thesis, University of Essex]. http://www.nealsnape.com/thesis.pdf

Zhang, J. (2014). Comparação do sistema de determinação/indeterminação entre a língua portuguesa e a língua chinesa. In M. J. Grosso & A. P. C. Godinho (Eds.), O português na China (pp. 56–86). Lidel.

Zhang, J. (2020a). Estudo semântico comparativo do sistema de artigos em português e dos mecanismos de marcação de determinação em chinês. Diacrítica, 34(3), 80–95. https://doi.org/10.21814/diacritica.555 DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.555

Zhang, J. (2020b). O ensino de ‘os artigos’ no contexto chinês. In D. Simões & M. Teixeira (Eds.), Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português, Tomo II (Coleção AILP, 3, pp. 110–127). Dialogarts.

Zhang, J. & Godinho, A. P. (2011). A aquisição de artigos por aprendentes chineses de português L2: hipótese de flutuação. Atas do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – 2011 (pp. 1124–1128). Universidade de Macau.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Zhang, J. (2022). Um estudo empírico sobre a validade da hipótese de flutuação na aquisição do artigo em português por aprendentes chineses. Diacrítica, 36(2), 159–175. https://doi.org/10.21814/diacritica.4810