Análise de recalques em fundações superficiais do tipo radier plano sobre solo silto-argiloso na região metropolitana de Recife - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21814/ecum.4185Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar o comportamento dos recalques de sessenta e quatro edificações assentadas sobre um solo silto-argiloso compostas de fundação do tipo radier plano e superestrutura em paredes de concreto moldadas no local. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos movimentos de fundações e seus tipos. Avaliou-se a estabilização do maciço e o desenvolvimento dos recalques no tempo, também fazendo uma comparação entre os valores máximos obtidos em campo e os valores máximos estimados. Foram avaliados recalques diferenciais e as distorções angulares através de uma comparação com
os valores limites apresentados pela literatura e valores estimados em projeto. Os recalques das fundações apresentaram valores abaixo do estimado para os valores máximos. As distorções angulares ficaram todas abaixo dos valores estimados e na verificação com a literatura seis das estruturas estavam susceptíveis a apresentar fissuras em alvenaria. A análise final apresentou que os recalques não oferecem risco estrutural à nenhuma das sessenta e quatro edificações e isso se confirma com o fato da maioria delas já estar ocupada e não ter sido verificado nenhum quadro de patologias decorrente de recalques.
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR6122, Projeto e Execução de Fundações, 2010.
Calduro, E. L. Execução de Radiers Protendidos. Fortaleza, 2000.
Feitosa, L. R. L. Radier Protendido. Thécne. 2012.
Gusmão, A. D. Estudo da Interação Solo-Estrutura e sua Influência em Recalques de Edificações. Rio de Janeiro, 1990.
Mattos, E. F. O. D. Introdução ao Estudo de Fundações. Salvador: Editora Independente, 2004.
Milititsk, J.; Consoli, N. C.; Schnaid, F. Patologia de Fundações. São Paulo: Oficina dos Textos, 2015.
Oliveira, P. E. S. Análise de Provas de Carga e Confiabilidade para Edifício Comercial na Região Metropolitana do Recife. Recife, 2013.
Santos, R.A.M. Análise dos tipos de Fundações na Região Metropolitana do Recife de 2000 a 2010.
Projeto Final de Curso. Escola Politécnica de Pernambuco (UPE). Recife, 2012.
Velloso, D. D. A.; Lopes, F. D. R. Fundações: critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais e fundações profundas. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 L.F.A. Lopes, J.T.R. Oliveira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.