Sobre a Revista

Âmbito

A Engenharia Civil UM foi criada em 1995 pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. A revista aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês.

A revista tem como objetivo proporcionar um fórum para a publicação de investigações originais nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Gestão da Construção, Building Information Modelling (BIM),  Planeamento e Transportes, com ênfase na investigação experimental, análise analítica e numérica, desenvolvimento de produto, funcionalidade, eficiência, ambiente, durabilidade e fiabilidade, reciclar, reusar, conservação e reforço, avaliação do estado, segurança e análise do ciclo de vida, entre outros. A revista também publica casos de estudo detalhados com inovação. Finalmente, refira-se que a Revista de Engenharia Civil funciona em regime de “open-access”.

 

Políticas

Processo de revisão por pares 

A Engenharia Civil UM adota o sistema de revisão por pares. Os revisores auxiliam os editores no parecer de um artigo. A decisão final é emitida pelo Editor-chefe.

Os artigos científicos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, sendo requerido sempre um resumo no idioma original do artigo e outro em inglês, que deverá ter até 300 palavras. O título e as palavras-chave também devem ser apresentados no idioma original e em inglês.

Os artigos devem ser formatados de acordo com o template desenvolvido em MSWord. Todos os dados de formatação estão disponíveis para consulta no supracitado arquivo modelo disponível na barra lateral.

 

Procedimento editorial

A Equipa Editorial analisa os trabalhos antes de submetê-lo ao Corpo de Revisores. Nessa análise, são considerados aspetos como âmbito, apresentação do manuscrito de acordo com as normas de formatação e atendimento aos itens obrigatórios identificados no template para submissão.

A avaliação dos artigos é realizada pelo modelo de dupla revisão por membros do Corpo Editorial e do Corpo de Revisores doutorados. Nessa etapa são adotados critérios quanto à qualidade do trabalho, relevância, formulação de objetivos de forma exata, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização e abrangência da literatura citada, coerência e precisão metodológica, resultados com contribuição científica significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência da conclusão.

Cada avaliador fará recomendações para o artigo e ainda poderá incluir indicações diretas no texto do artigo avaliado.

Em caso de discordância entre as indicações feitas pelos avaliadores, um terceiro avaliador “ad hoc” será incluído na avaliação.

Os autores receberão o parecer com datas específicas para atender às correções solicitadas, ou com recusa do artigo.

Não são cobradas quaisquer taxas no processamento e submissão de trabalhos.

 

Periodicidade

A Engenharia Civil UM é uma publicação trimestral do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.

 

Política de Acesso Livre

A Engenharia Civil UM é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor.

A Engenharia Civil UM fornece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, assente no princípio de disponibilizar de forma gratuita o conhecimento científico, proporcionando uma maior troca a nível mundial do conhecimento científico.

 

Código de Ética

A Engenharia Civil UM partilha os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica do Código de Conduta Ética da Universidade do Minho. Constituem-se como condutas reprováveis toda e qualquer conduta que viole a integridade do investigador. Constituem situações que violam a integridade do investigador, e como tal, passíveis de sanções, as que a seguir tipificam, de modo não exaustivo (pp. 17-18 – Código de Conduta Ética da Universidade do Minho):

  1. A prática de plágio;
  2. A apropriação de criações intelectuais de outrem, protegidas pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal:
  3. A fabricação de resultados;
  4. A falsificação de resultados;
  5. A distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica;
  6. A apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem menção explícita da fonte original e das partes replicadas.

A Engenharia Civil UM verifica os artigos submetidos através da utilização de um software de verificação de plágio. Em caso de deteção de trabalhos realizados com a prática de plagio, se for incluído material de terceiros sem obtenção prévia de permissão de direitos autorais ou com aviso insuficiente, ou se a autoria do artigo for contestada, ou qualquer outra má prática for detetada, a Engenharia Civil UM reserva-se do direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação; retirar o artigo da Revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na Revista, ou tomar medidas legais adequadas.

 

Financiamento

A Engenharia Civil UM é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) - projeto UIDB/04047/2020 (financiamento base) e UIDP/04047/2020 (financiamento programático).