Saúde em rede: conhecendo as Unidades Básicas de Saúde em Campinas-SP (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2884Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde (SUS), Centros de Saúde, educação superior, autonomia profissionalResumo
Tendo como referência o trabalho realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diferentes bairros da cidade de Campinas-SP, o presente artigo tem como objetivo o relato de uma experiência sobre o ensino dos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em meio virtual, para estudantes de formação profissional em Saúde durante a pandemia do COVID19. Metodologia: partimos de algo que é familiar ao aluno – o bairro onde mora – e construímos uma rede de relações a partir da UBS e que se encontram na assistência dos Distritos de Saúde. Resultados: Considerando a realidade local descrita pelos alunos, foi possível refletir sobre: a atenção primária em saúde e serviços disponíveis para a população, a necessidade de políticas intersetoriais para a saúde, envolvendo a manutenção dos espaços de lazer, segurança e transporte e o papel dos diferentes profissionais de saúde. Conclusão: A ação possibilitou aproximar os alunos da realidade do sistema único de saúde no Brasil a partir das memórias pessoais e da experiência. Enfatiza-se, para tanto, a necessidade de estratégias de sensibilização do futuro profissional da saúde, com vistas à formação ética e que garanta a esses alunos sua autonomia como cidadãos.
Downloads
Referências
Augé, M. (1994). Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Papirus.
Menezes, M. A. (2007). Benjamin: olhares sobre o cenário urbano. História Revista, 12(1), 2.
Haeser, L. D. M., Büchele, F., & Brzozowski, F. S. (2012). Considerações sobre a autonomia e a promoção da saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 22, 605-620.
Oliveira, L. A. D., Cecilio, L. C. D. O., Andreazza, R., & Araújo, E. C. D. (2016). Processos microrregulatórios em uma Unidade Básica de Saúde e a produção do cuidado. Saúde em Debate, 40, 8-21.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. 25ª Edição. Editora Paz e terra.
Freire, P. (2014). Educação e mudança. 12ª Edição. Editora Paz e terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Kátia Danailof, Fabíola Kenia Alves Alves, Ivana Daniela Cesar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.