Além dos muros: a exclusão digital como obstáculo invisível à formação continuada de professores da educação prisional no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.6681Palavras-chave:
exclusão digital, formação continuada, educação prisional, letramento digital, desigualdade educacionalResumo
Este artigo discute a exclusão digital como uma barreira invisível à formação continuada de professores que atuam na educação prisional no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi desenvolvida a partir de um curso online realizado em outubro de 2024, com 70 inscritos, dos quais 57 participaram efetivamente. Os dados foram coletados por meio de formulários digitais e atividades formativas, e analisados de forma descritiva e interpretativa. O estudo identificou desafios relacionados ao letramento digital e evidenciou que a exclusão digital de segunda ordem ainda constitui um obstáculo estrutural ao acesso e à permanência em processos formativos. Conclui-se que a democratização da formação digital docente requer políticas e práticas inclusivas, sensíveis à diversidade do corpo docente, com trilhas formativas diferenciadas, suporte afetivo e estratégias de inclusão desde o processo de inscrição, a fim de romper o ciclo da exclusão e promover uma educação mais equitativa.
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