REVISTA 2i | ESTUDOS DE IDENTIDADE E INTERMEDIALIDADE

 

CHAMADA DE ARTIGOS — Nº 1 (2020) :  LITERATURA E TELEVISÃO: NOVAS NARRATIVAS | FICÇÕES TRANSMÉDIA

Data limite para submissão de colaborações: 31 janeiro 2020
Editores: Xaquín Núñez e Daniel Tavares

Apresentação

As relações entre a literatura e a televisão têm estado presentes desde o nascimento do medium televisivo. Como serviço público, como entretimento ou como plataforma de ficções narrativas, a televisão tem prestado uma especial atenção à literatura, seja em relação à informação e formação literárias, às adaptações dos clássicos ou como modelo narrativo da ficção serial.

A porosidade entre diferentes media ampliou-se, no entanto, nos nossos dias. A revolução digital tem expandido global e massivamente os produtos culturais, propiciando uma grande hibridação entre as narrativas da ficção. O objeto artístico transita por vários media e formas e transforma-se, além disso, a partir da experiência com o consumidor, criando, por sua vez, novos produtos transmediais.

Este fenómeno, tendo em conta a confluência das indústrias culturais com as indústrias do lazer e os novos comportamentos do mercado da arte, propiciou um alargamento do campo cultural, concedendo autonomia artística a produtos tradicionalmente secundarizados ou postergados (videojogos, banda desenhada, séries audiovisuais…). Tal transformação motivou alterações epistemológicas entre os estudos comparados, que transitaram de uma natureza intertextual para uma outra, intermedial. A ficção televisiva constitui um dos novos produtos de culto de maior impacto ao nível de consumidores, crítica e teoria académicas. A grande complexidade e qualidade fílmica e narrativa das séries caracteriza esta Terceira Idade de Ouro da televisão.

A revolução digital e as plataformas de Video on Demand (VOD), assim como os serviços em streaming, possibilitaram a expansão global das séries televisivas, garantindo a viabilidade económica e, consequentemente, possibilitaram um reforço da qualidade artística da ficção e das narrativas seriais, nas quais se verificam importantes apropriações intermediais do texto literário.

Este número 1 da Revista 2i pretende efetuar, portanto, uma revisão crítica e teórica das novas narrativas, televisivas e literárias, e das relações entre ambas, das formas de produção, divulgação e consumo, do contributo da literatura na conquista da autonomia cultural da ficção televisiva ou das condições de reforço da profissionalização dos criadores, tendo em conta o potencial económico da indústria do lazer.

 

Principais temas acolhidos neste número da revista

  • Adaptações dos clássicos literários na ficção televisiva
  • Narrativas intermediais entre o texto literário e o produto audiovisual: multimedialidade, remedialidade, transmedialidade
  • O guião televisivo como produto literário
  • Mitos e figuras da ficção nos media literário e televisivo
  • Contribuição da indústria televisiva para a profissionalização do criador (guionista, escritor, dramaturgo)
  • Informação e formação literárias na televisão
  • Universos ficcionais transmediais: literatura, televisão, cinema, videojogos…
  • Novas literacias transmediais: escola, televisão pública, bibliotecas...