Machado de Assis em minissérie

Linguagem audiovisual e elementos da narrativa em Capitu, de Luiz Fernando Carvalho

Autores

  • Gabriela Kvacek Betella UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2511

Palavras-chave:

Literatura e televisão, Machado de Assis, Dom Casmurro, Luiz Fernando Carvalho

Resumo

Particularidades estéticas do romance Dom Casmurro e da minissérie Capitu revelam a capacidade de discursos literário e audiovisual de representar singularidades da vida social brasileira do passado, bem como apontam problemas existenciais do representante de classe que conduz o enredo, provocando reflexões no presente. O tratamento oferecido à luta de classes pela narrativa de Machado de Assis e pela transcriação, assim como o modo através do qual o drama existencial é exposto, promovem um tipo de recepção entre leitores/espectadores capazes de rever o passado histórico em tempos que pedem tal revisão, ainda que a série televisiva aposte forçosamente no anticonvencional das imagens bem tratadas e da narrativa não linear. Machado apresentou a tensão entre representação e verdade (bem como entre produção de emoção e de reflexão) com a transfiguração do pathos de tragédia e a mobilização da figura patriarcal para o viés melodramático. Embora acrescidas de uma ironia orquestrada pelos elementos cênicos na versão audiovisual, tais soluções machadianas tenderiam a perder a força de desmascaramento dos sujeitos sociais, contudo a intensificação do melodrama pode evidenciar o que Machado disfarçou com intenções narrativas menos óbvias.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Betella, G. K. (2020). Machado de Assis em minissérie: Linguagem audiovisual e elementos da narrativa em Capitu, de Luiz Fernando Carvalho. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 63–76. https://doi.org/10.21814/2i.2511