Jean-Nicolas Illouz. 'Mallarmé entre les arts'

Autores

  • Maria de Jesus Cabral Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.7012

Resumo

-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria de Jesus Cabral, Universidade de Aveiro

Especializada em Literatura Francesa (séculos XIX-XX), com uma tese sobre o teatro de Mallarmé e Maeterlinck (2005), publicada pela Brill, Maria de Jesus Cabral é Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, e investigadora integrada no CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade, onde coordena o subgrupo de investigação "Itinerâncias: textos, discursos, contextos".
A sua investigação inscreve-se na continuidade da poética simbolista e modernista, numa perspetiva comparada e transfronteiriça, explorando a relação entre teatro e leitura literária, bem como o seu prolongamento até às práticas contemporâneas e ao pensamento poético atual.
Coordena a rede LEA ! – Lire en Europe Aujourd’hui, no âmbito da qual integra o projeto europeu Erasmus+ Reading Communities Shaping Identities, que lançou em 2023 num consórcio de dez universidades europeias. Defensora da francofonia científica em Portugal, cofundou a APEF – Associação Portuguesa de Estudos Franceses em 2003, sendo atualmente presidente honorária.
Desde 2012, a sua investigação e docência articulam literatura e medicina. Coordenou e atua em vários programas de investigação, formação e trabalho de campo em Medicina Narrativa e Humanidades Médicas, em Portugal e no estrangeiro, com especial enfoque em França, Canadá e Brasil. Explora as aplicações do teatro e da leitura literária na formação médica, promovendo-os como espaços de reflexão e de cuidado, entendida na sua dimensão ética e relacional.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Cabral, M. . de J. (2025). Jean-Nicolas Illouz. ’Mallarmé entre les arts’. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 7(12), 197–200. https://doi.org/10.21814/2i.7012