A máscara de Salazar e outras fotografias

Uma história no futuro do pretérito

Autores

  • Luciana Martinez Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3965

Palavras-chave:

Fotografia, Walter Benjamin, Brasil, Portugal, História

Resumo

Em diversos momentos de suas teses Sobre o conceito da História, Walter Benjamin afirma ser imperativo do historiador parar o tempo, fixar o passado e destacá-lo do “tempo vazio e homogêneo” do progresso (1994b, p. 229). O objeto histórico seria o tempo desta imobilização que “estilhaça o contínuo da história” (ibid., p. 262) em direção à redenção. Neste ensaio, proponho um percurso entre três fotografias, interpretadas aqui como imagens dialéticas capazes de condensar passado, presente e futuro num único instante. Através delas, sugiro que desenhemos rupturas na linha temporal do progresso e vislumbremos uma remontagem da história. O ponto de partida desta constelação de imagens é uma fotografia da reinauguração do Padrão dos Descobrimentos, em 1960, durante as Comemorações Henriquinas. Depois, veremos fotografias de Eduardo Viveiros de Castro em comunidades indígenas, nos anos 1980, e de Carlos Vergara no bloco de carnaval do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, durante a década de 1970. No passado fixado por estas imagens, no tempo suspenso das fotografias, este trabalho vai buscar brechas para um futuro alternativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benjamin, W. (2021). Rua de sentido único, Crónica Berlinense, Infância Berlinense por volta de 1900 (A. Sousa Ribeiro, Trad.). Lisboa: Relógio D’Água.

Benjamin, W. (2007). Theses on the Philosophy of History. In W. Benjamin, Illuminations: Essay and Reflections (H. Zohn, Trad.) (pp. 253-264). New York: Schocken Books.

Benjamin, W. (1994a). Franz Kafka. A propósito do décimo aniversário de sua morte. In W. Benjamin, Obras escolhidas – vol. 1: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura (S. Rouanet, Trad.) (pp. 137-164). São Paulo: Editora Brasiliense.

Benjamin, W. (1994b). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In W. Benjamin, Obras escolhidas – vol. 1: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura (S. Rouanet, Trad.) (pp. 165-196). São Paulo: Editora Brasiliense.

Benjamin, W. (1994c). A pequena história da fotografia. In W. Benjamin, Obras escolhidas – vol. 1: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura (S. Rouanet, Trad.) (pp. 91-107). São Paulo: Editora Brasiliense.

Benjamin, W. (1994d). Teses sobre o conceito da História. In W. Benjamin, Obras escolhidas – vol. 1: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura (S. Rouanet, Trad.) (pp. 222-232). São Paulo: Editora Brasiliense.

Benjamin, W. (1989). Sobre alguns temas em Baudelaire. In W. Benjamin, Obras escolhidas – vol. 3: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo (J. Barbosa e H. Baptista, Trad.) (pp. 103-149). São Paulo: Editora Brasiliense.

Cadava, E.(1997). Words of Light: Theses on the Photography of History. New Jersey: Princeton University Press.

Didi-Huberman, G. (2017). Diante do tempo. Lisboa: Orfeu Negro.

Didi-Huberman, G. (2013). A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto e Museu de Arte do Rio.

Didi-Huberman, G. (1998). O que nos vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34.

Lissovsky, M. (2014). Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad.

Lourenço, E. (2014). Brasil: caução do colonialismo português. In E. Lourenço, Do colonialismo como nosso impensado (pp. 21-35). Lisboa: Gradiva.

Mota, V. (2015). Um caso fotográfico. Cadernos Benjaminianos, n. 9, 50-64. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/8578

Ovídio. (2007). Metamorfoses. Lisboa: Livros Cotovia.

Seligmann-Silva, M. (2021). Da iconoclastia à política das imagens: aventuras da negatividade. Concinnitas, 22 (42), 66-102.

Sterzi, E. (2019). Da fotografia como circum-navegação da antropologia. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, 24 (42), 1-12.

Viveiros de Castro, E. (2002). A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify.

Viveiros de Castro, E. (2015). Os trabalhos e os dias. Revista Zum, 9. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-9/os-trabalhos-e-os-dias/

Warburg, A. (2015). Histórias de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Martinez, L. (2022). A máscara de Salazar e outras fotografias: Uma história no futuro do pretérito. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 4(6), 67–80. https://doi.org/10.21814/2i.3965