Percebendo presenças
Análise de um conto de Elena Garro
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.3757Palavras-chave:
Elena Garro, Literatura Hispano-americana, Retrato, Literatura comparada, IntermidialidadeResumo
Com este trabalho pretende-se analisar a presença do catolicismo num conto do livro La semana de colores (1964), da escritora mexicana Elena Garro. Com o termo presença entende-se uma referência à ideia do catolicismo que se mostra no uso de uma mídia específica, a qual leva à compreensão de sua presença na narrativa. O conto a ser analisado é “La semana de colores”, o quarto no livro homônimo de treze contos. Em “La semana de colores” enxerga-se a alusão ao catolicismo por meio do retrato do rei espanhol Filipe II. Na narrativa, o rei interage com as irmãs Eva e Leli. Pode-se entender a presença do catolicismo aqui como uma oposição à cultura indígena pré-colombiana (na qual encontram-se outros personagens e referentes no conto). Entende-se o retrato como uma mídia visual que dialoga com o conto, uma mídia verbal. Por isso, as relações estabelecidas aqui vão além da intertextualidade, podendo ser entendidas como intermidialidade. Essa configuração midiática não é casual, existe um motivo para isso, o qual seria, na compreensão da análise realizada, uma atualização da oposição entre cristão e pagão no México do século XX.
Downloads
Referências
Bertho, S. (2015). Dominando a imagem: funções da pintura na narrativa. Caligrama, 20 (1), 109-124. DOI: https://doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.109-124
Bruhn, J. (2020). O que é midialidade, e (como) isso importa? Termos teóricos e metodologia. In T. Diniz, C. Figueiredo, & S. Oliveira (eds), A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea (pp. 15-54). Santa Maria: Editora UFSM.
Garro, E. (2020). Cuentos Completos. Cidade do México: Alfaguara.
Júnior, R. P. V. (2011). Além do retrato. Imagem e poder em torno do príncipe Felipe de Habsburgo (1548-1556). In Ferreira, M. De M. (coord.), Anais do XXVI Simpósio Nacional de História (pp. 1-17). São Paulo: ANPUH.
Rajewsky, I. (2020). O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate. In Diniz, T. Figueiredo, C. & Oliveira, S. (eds). A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea, (pp. 55-96). Santa Maria: Editora UFSM.
Rajewsky, I. (2012). Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. In Diniz, T. (ed.), Intermidialidade e estudos inter-artes: desafios da arte contemporânea (pp. 15-45). Belo Horizonte: Faculdade de Letras-UFMG.
Santos, K. A. de L. (2014). Tempo e espaço em La semana de colores de Elena Garro (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Natália Pereira Martins
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.