Criação de componente de fôrma industrializada de pilar através de uma plataforma BIM

Autores

  • L.B. Sales
  • I.L. Salomão Universidade de Fortaleza, Departamento de Engenharia Civil, Fortaleza, Brasil
  • E.C.R. Ponte Universidade de Fortaleza, Departamento de Engenharia Civil, Fortaleza, Brasil
  • L.A. Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Fortaleza, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/ecum.4151

Resumo

No mercado brasileiro, são poucas as construtoras que possuem um projeto bem detalhado e preciso de fôrmas, resultando em desperdícios, falta de planejamento e atrasos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi incorporar os preceitos da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no produto fôrma industrializada de pilar, que devido a sua complexidade, a sua representação gráfica no CAD 2D é carente de informações e requer muito tempo no seu desenvolvimento. Pode-se dizer que os benefícios mais imediatos do BIM é a maior eficiência e produtividade na documentação do projeto, que através dos parâmetros, informações do projeto são geradas de forma automática e mais precisa. O processo de modelagem priorizou o desempenho do componente em vez da sua aparência, tendo como referência alguns manuais e normas nacionais e internacionais. Antes da modelagem propriamente dita, foi realizado um planejamento da família, em seguida, utilizou-se um programa paramétrico, para que se pudesse inserir as famílias aninhadas, parâmetros, regras e vínculos no editor de famílias. O projeto em BIM se mostrou eficaz quanto a sua automatização e geração de quantitativos no projeto, porém, por ser ainda um produto novo no mercado brasileiro, carente quanto a atribuição de informações para planejamento 4D, para manutenção e para logística.

Referências

C. Eastman, P. Teicholz, R. Sacks, K. Liston, Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores, Bookman, Porto Alegre, 2014.

Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC). Vol. 5, Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.

NBS National BIM Library. NBS BIM Object Standard. 1.3 [s.i]: Riba Enterprises, 2014.

R. S. Weygant, BIM Content Development: Standard, Strategies and Best Practices, John Wiley & Sons, Inc., New Jersey, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119574316

BIMSTORE (UK). Bimstore bible: Revit family creation standars. 2017. https://storage.googleapis.com/bimstore-uploads/uk/uploads/software/bimstore-bible-v15.pdf (acessado 04 agosto 2017).

J. Clauss, Providing Manufacturer-Specific BIM Content for Revit from Inventor. Instructional Demo PD20638, 2016. Las Vegas, 2016.

AUTODESK. Revit Model Content Style Guide. 2009. http://www.anguleris.com/files/Revit Model Content Style Guide.pdf (acessado 04 agosto 2017).

OMNICLASS. OmniClass: Construction Classification System. http://www.omniclass.org/ (acessado 14 agosto 2017).

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 6118:2014, Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, 2014.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

L.B. Sales, I.L. Salomão, E.C.R. Ponte, & L.A. Rodrigues. (2022). Criação de componente de fôrma industrializada de pilar através de uma plataforma BIM. Engenharia Civil UM, (61), 18–29. https://doi.org/10.21814/ecum.4151

Edição

Secção

Artigos