Impacto de estratégias de aquecimento nos sistemas de construção LSF: avaliação do conforto térmico e desempenho energético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/ecum.5292

Palavras-chave:

Estruturas de aço leve; Campanha experimental; Inércia térmica; Estratégias de aquecimento: Conforto térmico; Desempenho energético.

Resumo

A importância de compatibilizar um bom desempenho térmico com uma elevada eficiência energética é um desafio relevante e atual nos edifícios residenciais. Nos países do sul da Europa, o recurso aos sistemas de aquecimento é, muitas vezes, condicionado, por um fenómeno designado por pobreza energética. Neste contexto, o desafio de procurar soluções construtivas sustentáveis, que otimizem o desempenho térmico dos edifícios, é ainda mais premente.

O sistema construtivo em aço enformado a frio, Light Steel Framing (LSF), tem vindo a ocupar uma posição mais relevante no mercado e de forma crescente. No entanto, a utilização destes sistemas é ainda questionada devido à sua fraca inércia térmica. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do comportamento térmico e do desempenho energético de edifícios em LSF localizados em climas mediterrâneos. Para apoiar este trabalho, utilizam-se duas células de teste, uma composta por materiais tradicionais (construção em betão armado e alvenaria) e uma segunda composta por construção em aço enformado a frio. Foi comparado o desempenho das duas células de teste no período de inverno, considerando-se diferentes estratégias de aquecimento (contínuo e intermitente), procurando-se assim analisar os hábitos reais de aquecimento da população, neste caso de estudo, portuguesa. A monitorização inclui a medição da temperatura do ar interior e do consumo de energia para aquecimento.

Na sequência deste trabalho, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do desempenho térmico e energético dos edifícios em aço enformado a frio quando comparados com edifícios de construção tradicional, bem como na capacidade destes de proporcionarem um ambiente confortável de forma mais económica e mais sustentável.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

Almeida, R. ., Vicente, R., Figueiredo, A., & Figueiredo, M. . (2023). Impacto de estratégias de aquecimento nos sistemas de construção LSF: avaliação do conforto térmico e desempenho energético. Engenharia Civil UM, 65, 28–36. https://doi.org/10.21814/ecum.5292

Edição

Secção

Artigos