(Auto)retratos poéticos na obra de Herberto Helder

Autores

  • Daniel Rodrigues Université Clermont Auvergne

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2123

Palavras-chave:

Herberto Helder, poesia, retrato, montagem, narração

Resumo

O nosso objetivo é analisar uma série de retratos poéticos esboçados na obra do poeta português Herberto Helder. Partindo da importância do gênero artístico frequentemente evocado na obra, tentaremos mostrar como o retrato ultrapassa as referências claras ao gênero para configurar uma das práticas literárias fundadoras da obra herbertiana. Propomos considerar a obra como um corpus constituído por uma montagem temporal onde o retrato surge como figurações do rosto autoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arasse, D. (2006). Le sujet dans le tableau. Paris: Champs arts.

Didi-Huberman, G. (2000). Devant le temps. Paris: Les Éditions de Minuit.

________ (2002). L’image survivante: Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions de Minuit.

Helder, H. (2001). Os passos em volta. Lisboa: Assírio & Alvim.

________ (2006). Photomaton & Vox. Lisboa: Assírio & Alvim.

________ (2014). Poemas completos. Porto: Porto Editora.

________ (2016). Letra aberta. Porto: Porto Editora.

Lopes, S. R. (2003). A inocência do devir, Lisboa: Edições Vendaval.

Maffei, L. (2009). (77 x 14) + 2009: 38 É beleza (herbertequação). Diacrítica, 23,113–128.

Thomas, Y. (2001). L’aveu, de la parole au corps (Rome, Ve siècle av. J.-C – Ive siècle apr. J.-C.) (17–56). In R. Dulong (dir.), L’aveu: Histoire, sociologie, philosophie. Paris: PUF.

Todorov, T. (2004). L’Éloge de l’individu: Essai sur la peinture flamande de la Renaissance. Paris: Éditions Adam Biro.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rodrigues, D. (2019). (Auto)retratos poéticos na obra de Herberto Helder. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 1(Especial), 43–51. https://doi.org/10.21814/2i.2123