Música e poder em Confúcio e Mao Zedong

Autores

  • Beatriz Silva

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.550

Palavras-chave:

Confúcio, Mao Zedong, Música, Política

Resumo

Embora defensores de doutrinas distintas, Confúcio e Mao Zedong partilham entre si a ideia de música como elemento fundamental na moldagem do ethosdo ser humano e, por conseguinte, influenciador da atividade política, defendendo o seu controlo por parte dos governantes. Esta ideia não só se refletiu na produção musical propriamente dita, como também na instituição de organizações e práticas musicais que consolidaram o poder dos governos sobre a arte musical ao longo de vários períodos da história chinesa, com o objetivo último de alcançar a harmonia social.

Referências

Aijmer, G. (1996). Political ritual: Aspects of the Mao cult during the cultural ‘Revolution’. China Information, 11(2/3), 215–231. https://doi.org/10.1177/0920203X9601100212 DOI: https://doi.org/10.1177/0920203X9601100212

Aristóteles. (1998). Política: Edição bilingue (A. C. Amaral & C. C. Gomes, Trads.). Lisboa: Nova Vega.

Brindley, E. F. (2012). Music, cosmology, and the politics of harmony in early China. Albany: SUNY Press. DOI: https://doi.org/10.1353/book18809

Confúcio. (2012). Os Analectos (C. Chang, Trad.). Porto Alegre: L&M Pocket.

Dillon, M. (1998). China: A historical and cultural dictionary. Surrey: Curzon Press.

Du, J. (2009). Etiquette music in the Han dynasty. Journal of Jimei University (Philosophy and Social Sciences), 12(1), 61–68.

Guo, X. (1999). 1949 nián zhīhòu de zhōngguó gémìng yīnyuè xìtǒng [O sistema da música revo-lucionária chinesa após 1949]. O século XXI, 119–124.

Kraus, R. C. (1989). Pianos and Politics in China: Middle-Class Ambitions and the Struggle over Western Music. Nova Iorque: Oxford University Press.

Leese, D. (2011). Mao cult: Rhetoric and ritual in China’s cultural revolution. New York: Cam-bridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511984754

Lenine, V. (1905). Party organisation and Party literature. In V. Lenine (Ed.) On Literature and Art (pp. 22–27). Moscow: Progress Publishers

Mao, Z. (1942). Intervenções nos Colóquios de Ien-An sobre literatura e arte. Mar-xists Internet Archive. Consultado a 20 de junho de 2018 em https://www.marxists.org/portugues/ mao/1942/05/23.htm.

Mao, Z. (1965). Selected Works. Beijing: Foreign Languages.

Merriam, A. P. (1964). The Anthropology of Music. Evanston, Illinois: Northwestern University Press.

Mittler, B. (1997). Dangerous Tunes: The Politics of Chinese Music in Hong Kong, Taiwan and the People's Republic of China since 1949. Wiesbaden: Otto Harrassowitz Verlag.

Perris, A. (1983). Music as propaganda: art at the command of doctrine in the People's Republic of China. Ethnomusicology, 27(1), 1–28. DOI: https://doi.org/10.2307/850880

Saba, P. (Ed.). (1976). Chairman Mao’s teachings on the mass line: Combining communist lead-ership with masses. Marxists Internet Archive. Consultado a 14 de janeiro de 2020 em https://www.marxists.org/history/erol/ncm-3/call-mass-line.htm

Silva, S. B. (2018). O papel da música na disseminação do Comunismo na era Maoísta. (Dis-sertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga, Portugal). Consultado em http://hdl.handle.net/1822/59809

Trebinjac, S. (1990). Chine: Le pouvoir en chantant. Cahiers d’ethnomusicologie, 3, 109–117. Consultado em http://journals.openedition.org/ethnomusicologie/200 DOI: https://doi.org/10.2307/40240069

Xu, X. (2004). Xīhàn wǔ, xuān liǎng cháo de guójiā sì diǎn yǔ yuèfǔ de zàozu [A criação do Yuefu e os rituais nacionais no reinado dos imperadores Wu e Xuan da Dinastia Han Ocidental] Património Literário (5), 28–35.

Yuan, L. (2013). lùn máo zédōng de yīnyuè sīxiǎng [Sobre o pensamento de Mao Zedong sobre a música]. (Dissertação de mestrado, Shaanxi Normal University, Xi'an).

Yueji (s.d.). [Tratado da música] (J. Legge, Trad.). Chinese Text Project. Consultado a 21 de janeiro de 2020 em https://ctext.org/liji/yue-ji

Zhao, Y., & Sun, P. (2018). A History of Journalism and Communication in China. London: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315720555

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Silva, B. (2020). Música e poder em Confúcio e Mao Zedong. Diacrítica, 34(3), 196–206. https://doi.org/10.21814/diacritica.550

Edição

Secção

Artigos Temáticos