Rostos que questionam a identidade feminina
Alguns retratos de Jenny Saville
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.6175Palavras-chave:
identidade feminina, retrato, rosto, Jenny SavilleResumo
A identidade constitui um tema recorrente na sociedade contemporânea, assim como na arte, uma vez que o indivíduo se depara com uma abundância de possibilidades que dificulta a adoção de uma única identidade. O presente artigo pretende explorar a identidade feminina através de retratos pela artista Jenny Saville. Depois de se iniciar com uma introdução abrangente ao tema, o método aplicado neste trabalho consiste num estudo de caso, aprofundando-se na análise de cinco obras específicas da artista – Reverse, Rosetta II, Branded, Chasah e Virtual. Estas pinturas são selecionadas pelo seu papel significativo em desafiar os padrões tradicionais de beleza associados ao rosto feminino, abordando identidades não normativas através de assuntos como a violência, a cegueira, a cirurgia plástica, a obesidade e a ideia de fragmentação. Através deste artigo, procura-se entender como Saville reconstrói e redefine a identidade feminina na sua arte.
Downloads
Referências
Andrés Fernández, M. I. (2024). Cuerpo, Desnudo y Erotismo en la Pintura Figurativa Actual Hecha por Mujeres. Los Casos de Marlene Dumas y Jenny Saville [Tese de Doutoramento, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Málaga]. https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/30928
Ankyiah, F., & Bamfo, F. (2023). Race and Women in Painting: Unveiling the Intersectionality of Race, Gender, and Identity in Artistic Representation. Journal of Advanced Research in Women’s Studies, 1(2), 61-71. https://doi.org/10.33422/jarws.v1i2.519
Bauman, Z. (2005). Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Jorge Zahar Ed.
Berger Jr., H. (1994). Fictions of the Pose: Facing the Gaze of Early Modern Portraiture. Representations, 46. https://doi.org/10.2307/2928780
Brilliant, R. (1991). Portraiture. Reaktion Books.
Danto, A. C. (1994). Beauty and Morality. In: A. C. Danto (Ed.), Embodied Meanings: Critical Essays and Aesthetic Meditations (pp.363-375). Farrar, Straus & Giroux.
Debaene, A. J. (2021). The Truthful Portrait: Can Posing Be a Tool for Authenticity in Portraiture? The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 79(4). https://doi.org/10.1093/jaac/kpab042
Didi-Huberman, G. (1998a). O que Vemos, O que nos Olha. Editora 34.
Didi-Huberman, G. (1998b). O rosto e a terra: onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Porto Arte, 9(16). 61–82. https://doi.org/10.22456/2179-8001.27751
Didi-Huberman, G. (2017). Diante do Tempo. Orfeu Negro.
Gagosian (2020, 5 de agosto). Jenny Saville and Nicholas Cullinan | In conversation | Artist spotlight | Gagosian [Vídeo]. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1GCbCkoczbU&list=PLiYL-YF4MdjUkpc8rYSSVheY-vbhY706_&index=5
Gil, J. (1999). O Retrato. In: A Arte do Retrato: Quotidiano e Circunstância (pp.11–31). Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Calouste Gulbenkian.
Maioli, F. (2011). Nomadic Subjects on Canvas: Hybridity in Jenny Saville’s Paintings. Women’s Studies, 40(1), 70–92. https://doi.org/10.1080/00497878.2011.527795
Marks, L. A. (2021). Precarity, hybridity and vacillating identity: The work of Michel de M’Uzan and Jenny Saville on being human in a body. International Journal of Applied Psychoanalytic Studies, 19. 67–82. https://doi.org/10.1002/aps.1727
Marques, B. (2019). Quando o Corpo se Torna Rosto: Notas sobre a Ideia de Retrato Projectivo em Lourdes Castro. Revista 2i: Estudos de identidade e intermedialidade, 1(especial), 15–29. https://doi.org/10.21814/2i.2083
Meagher, M. (2003). Jenny Saville and a Feminist Aesthetics of Disgust. Hypatia, 18(4), 23–31. https://doi.org/10.1111/j.1527-2001.2003.tb01411.x
Meyers, D. T. (2009). Gender Technology and Agency in Two Jenny Saville Portraits. In: L. J. Shrage (Ed.), “You’ve Changed”: Sex Reassignment and Personal Identity (pp.155–174). Oxford: Oxford University Press.
Nancy, J.-L. (2018). Portrait. Fordham University Press.
Nationalgalleries (2018a, 23 de março). Talks & Lectures | Jenny Saville [Vídeo]. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c2NQZ5ggYJQ&t=2856s&pp=ygUgVGFsa3MgJiBMZWN0dXJlcyB8IEplbm55IFNhdmlsbGU%3D
Nationalgalleries (2018b, 21 de junho). Jenny Saville | Life Through a Microscope [Vídeo]. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i1Ga4TSriuw&list=PLiYL-YF4MdjUkpc8rYSSVheY-vbhY706_&index=1&t=225s
Ribeiro, E. (2019). Identidade e Retrato: Novos Paradigmas, Novos ‘Media’. Revista 2i: Estudos de identidade e intermedialidade, 1(especial), 5–12.
Saville, J. (1991-1992). Branded [Pintura]. MutualArt.
Saville, J. (2002-2003). Reverse [Pintura]. EUA, Nova Iorque: Gagosian.
Saville, J. (2005-2006). Rosetta II [Pintura]. EUA, Nova Iorque: Artnet.
Saville, J. (2020a). Chasah [Pintura]. EUA, Nova Iorque: Gagosian.
Saville, J. (2020b). Virtual [Pintura]. Gagosian Gallery Tumblr.
Scandolara, P. F. (2013). Arte feminista: Diálogos Entre o Mito da Beleza e as Obras de Jenny Saville. Seminário Internacional Fazendo Gênero, 10, 1–10.
Vieira, J. A. (2005). A Identidade da Mulher na Modernidade. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 21(especial), 207–238. https://doi.org/10.1590/S0102-44502005000300012
West, S. (2004). What Is a Portrait? In: S. West (Ed.), Portraiture (pp.21–41). Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ana Conceição

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.