A cultura da convergência e as relações intermidiáticas em 'Assassins's Creed'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.6499

Palavras-chave:

'Assassin's Creed', Referência Intermediática, Mitologia, Semiótica Antropológica

Resumo

As novas tecnologias têm impactado nos modos de comunicação e nos meios de entretenimento de massa, como o cinema. Assim, imerso na cultura da convergência, este estudo objetiva refletir sobre as relações transmídia e de intermidialidade, explorando o processo de surgimento da franquia de jogos eletrônicos Assassin’s Creed, cuja referência do primeiro jogo é o romance Alamut de Vladimir Bartol, e a adaptação desta franquia de jogos para o filme homônimo, lançado em 2016. Outrossim, com base na teoria da adaptação e na categoria de referência intermidiática, interessa explorar algumas das relações simbólicas, no âmbito dessa narrativa, que se atualizam e convergem mediante meios midiáticos da atualidade, cuja base é a mitologia de uma primeira civilização. O estudo segue os moldes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, sustentada nos princípios teóricos da Semiótica Antropológica (Rodrigues, 2011) e da inter/transmidialidade (Jenkins, 2013; Clüver, 2011; Rajewsky, 2012; Fechine; Figueirôa, 2011). Neste contexto, constata que meios e plataformas de comunicação, como o cinema, os videojogos e a internet, servem à atualização dos textos, das mitologias e suas narrativas; aliados aos recursos audiovisuais (som e imagem) de que dispõem atualmente, promovem a integração e participação do público das produções culturais, a exemplo de Assassin’s Creed.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Fernandes de Oliveira, L., & Pereira Rodrigues, L. . (2025). A cultura da convergência e as relações intermidiáticas em ’Assassins’s Creed’. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 7(12), 157–174. https://doi.org/10.21814/2i.6499