(em)arranhaço

Tessitura e consubstanciação na poética de Salette Tavares

Autores

  • Patrícia Reina Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.4858

Palavras-chave:

aranha, poesia espacial, tipografia

Resumo

Este breve estudo tem como foco a exploração da figura da aranha, utilizada por Salette Tavares em “Aranha” (1963), e posteriormente em “Aranhão” (1978) e “Borboleta de Aranhas” (1979), como um modelo especulativo para compreender aspetos de espacialização na poética da autora. Estas três obras são analisadas como três momentos de uma mesma imagem, numa espécie de aproximação progressiva da figura de “Aranha, tal como é sugerido pelos processos acumulativos de reprodução destas obras, e pela redimensionalização/multiplicação da imagem tipográfica do poema de 1963. Ainda, por meio desse mesmo modelo especulativo, este trabalho dedica-se aos poemas espaciais “Maquinin” (1963-2010, 1965) e “Porta das Maravilhas” (1979), utilizando-se da lógica da tessitura aracnídea como base para explorar os efeitos poéticos dos materiais escolhidos e dos arranjos tridimensionais destas obras. Em todas as leituras são destacados os fenómenos de consubstanciação, através dos quais Salette Tavares ratifica sua visão a respeito da indissociabilidade entre forma e conteúdo de forma irremissível.

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Referências

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Reina, P. (2023). (em)arranhaço: Tessitura e consubstanciação na poética de Salette Tavares. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 5(8), 55–71. https://doi.org/10.21814/2i.4858