O terror imaculado no cinema de terror contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5861

Palavras-chave:

Terror, Imaculada, Feminismo, Corpos femininos, Imaginação feminina, Manipulação religiosa

Resumo

Partindo de uma perspetiva global, este artigo examina uma série de filmes que exploram a manipulação das narrativas religiosas em torno dos corpos femininos em termos de reprodução (abortos, gravidezes), violência (estupros e feminicídios) e uma imaginação deficiente frequentemente atribuída às mulheres. Destaca-se a conexão entre religião e capitalismo. Do mesmo modo, grande parte do cinema contemporâneo de terror expõe a ocupação dos corpos femininos por forças divinas ou demoníacas e rejeita o consentimento parcial imposto a esses corpos, especialmente quando a agência, subjetividade e desejos das mulheres foram restringidos. Filmes como La Inmaculada revelam-se como obras iconoclastas que procuram restaurar a agência feminina.

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Publicado

28-12-2024

Como Citar

Saldarriaga, P. (2024). O terror imaculado no cinema de terror contemporâneo. Diacrítica, 38(3), 104–119. https://doi.org/10.21814/diacritica.5861

Edição

Secção

Artigos Temáticos