O terror imaculado no cinema de terror contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5861Palavras-chave:
Terror, Imaculada, Feminismo, Corpos femininos, Imaginação feminina, Manipulação religiosaResumo
Partindo de uma perspetiva global, este artigo examina uma série de filmes que exploram a manipulação das narrativas religiosas em torno dos corpos femininos em termos de reprodução (abortos, gravidezes), violência (estupros e feminicídios) e uma imaginação deficiente frequentemente atribuída às mulheres. Destaca-se a conexão entre religião e capitalismo. Do mesmo modo, grande parte do cinema contemporâneo de terror expõe a ocupação dos corpos femininos por forças divinas ou demoníacas e rejeita o consentimento parcial imposto a esses corpos, especialmente quando a agência, subjetividade e desejos das mulheres foram restringidos. Filmes como La Inmaculada revelam-se como obras iconoclastas que procuram restaurar a agência feminina.
Referências
Ahmed, S. (2007). A phenomenology of whiteness. Feminist Theory, 8(2), 149–168. https://doi.org/10.1177/1464700107078139
Alcoff, L. M. (2018). Rape and resistance: Understanding the complexities of sexual violations. Polity Press.
Bauman, Z. (2006). El miedo líquido: La sociedad contemporánea y sus temores. (A. S. Mosquera, Trad). Paidós.
Coleman, S. (2016). The prosperity gospel: Debating charisma, controversy, and capitalism. In S. J. Hunt (Ed.), Handbook of global contemporary Christianity: Movements, institutions, and allegiance (pp. 276–296). Brill Publishers.
Daly, M. (1973). Beyond God the father: Toward a philosophy of women’s liberation. Beacon Press.
Echeverría, B. (2007). Imágenes de la ‘blanquitud’. In D. Lizarazo et al., (Eds.), Sociedades icónicas: Historia, ideología y cultura en la imagen. Siglo XXI.
Enríquez, M. (2016). Las cosas que perdimos en el fuego. Vintage.
Estevez, A. (2018). Biopolítica y necropolítica: ¿Constitutivos u opuestos?. Espiral. Estudios sobre Estado y Sociedad, 25(73), 9–43. https://doi.org/10.32870/espiral.v25i73.7017
Gordon, A. (2008). Ghostly matters: Haunting and the sociology imagination. University of Minnesota Press.
Huet, M. H. (1993). Monstruos imagination. Harvard University Press.
Johnson, S. E. (2009). “You should give them blacks to eat”: Waging inter-American wars of torture and terror. American Quarterly, 61(1), 65–92. https://doi.org/10.1353/aq.0.0068
Kracauer, S. (1960). Theory of film: The redemption of physical reality. Oxford University Press.
Liceti, F. (1616). De monstrorum causis natura et differentiis (On the reasons, nature and differences of monsters). Embryo Project Encyclopedia. https://hdl.handle.net/10776/13087
Manini, E., & Saldarriaga, P. (2018). La construcción de los afectos dentro del caos apocalíptico de Children of Men. Universitas Castellae.
Mbembe, A. (2011). Necropolítica: Seguido de sobre el gobierno privado indirecto. (E. Falomir Archambault, Ed. & Trad.). Melusina.
Mitchel, W. J. T. (2009). Teoría de la imagen: Ensayos sobre representación verbal y visual. (Y. Herández, Trad. & V. Velázquez, Ed.). Akal.
Mirzoeff, N. (2011). The right to look: A counterhistory of visuality. Duke University Press.
Mulder, J. (2018). A response to Van Kuiken on the immaculate conception. Christian Scholar’s Review, 47(3), 281–286.
Paré, A. (1992). Monstruos y prodigios. Siruela.
Proenza, A. (2024, 30 de abril). Sydney Sweeney, el quiebre del imaginario que niega la existencia de las mujeres. El Salto Diario. https://www.elsaltodiario.com/cine/sydney-sweeney-inmaculada-concepcion
Saldarriaga, P., & Manini, E. (2025). Monsters vs. patriarchy: Toxic imagination in global horror cinema. Rutgers University Press.
Segato, R. (2013). La escritura en el cuerpo de las mujeres asesinadas en Ciudad Juárez: Territorio, soberanía y crímenes de segundo estado. Tinta Limón.
Sobchack, V. (2019). “Peekaboo”: Thoughts on (maybe not) seeing two horror films. En N. Baer, M. Hennefeld, L. Horak & G. Iversen (Eds.), Unwatchable (pp. 201–206). Rutgers University Press. https://doi.org/10.36019/9780813599625-032
Van Kuiken, E. J. (2017). Why protestant Christians should not believe in Mary’s immaculate conception: A response to Mulder. Christian Scholar’s Review, 46(3), 233–247.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Patricia Saldarriaga

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.