Arte / Resistência. A ‘Itália’ em Torga e Saramago

Autores

  • Orlando Grossegesse

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.640

Palavras-chave:

Miguel Torga, José Saramago, A Itália na literatura portuguesa, Imagens do artista, Estética da resistência

Resumo

Miguel Torga e José Saramago, ambos os escritores não só fizeram viagens a Itália – em momentos históricos diferentes, 1937–38 e 1972, respetivamente – mas também escreveram sobre ‘Itália’ com base nestas experiências. No caso de Torga, O Quarto Dia (1939; reed. 1971) da Criação do Mundo, e no caso de Saramago, algumas crónicas (1972) e os cinco exercícios de autobiografia do pintor H. em Manual de Pintura e Caligrafia (1977). Partindo da hipótese de uma receção produtiva por parte de Saramago, este estudo faz uma análise comparativa que se centra na imagem ambivalente da ‘Itália’ (pátria da Arte e berço do fascismo). Esta análise culmina na definição de uma evolução do pensamento sobre a Arte e sobre o papel do artista perante a opressão política e a perseguição do ser humano como portador do pensamento e da criação que desafia as estruturas de poder. Em vez de a práxis artística se centrar na sublimação e em ser funcionalizada para a ostentação do poder, ela deve assumir um papel no âmbito da resistência e do despertar para uma consciência política individual e coletiva emancipadora. Esta evolução passa pela redefinição da estética, despoletada pela contemplação de obras de Arte em Itália que entra em diálogo com observações e reflexões. Assim sendo, confere-se aos respetivos textos de Torga e Saramago uma dimensão poetológica que será analisada de forma comparativa.

Referências

Delille, M. M.G.(2009). Memória, silêncios e ficção em O Quarto Diade A Criação do Mundoe no Diário Ide Miguel Torga. Veredas 11(2009), AIL, 59–76.

Eco, U.(2007). História do Feio(Trad. A. Maia da Rocha).Lisboa: Difel.

Fournier, A.(2018). A bulimia do belo. Para una cartografia literária de Itália no século XX. Edizioni dell’Orso.

Grossegesse, O.(1999). O grito de São Bartolomeu ou Ensaio sobre o auto-nascimento em Saramago, Agália. Revista Internacional da Associaçom Galega da Língua, 60(1999), Ourense, 407–417.

______ (2006). About words, tears and screams. Dante and Borges revisited by Saramago. In: Adriana Martins & Mark Sabine (orgs). In Dialogue with Saramago. Essays in Comparative Literature(pp. 57–79) Manchester Portuguese & Spanish Studies 18, Manchester.

______ (2009). Torga em Saramago. Dos Poemas Ibéricosà Jangada de Pedra, Veredas 11(2009), AIL, 109–130.

Hub, B.(2005).“...e fa dolce la morte”: Love, Death, and Salvation in Michelangelo’s Last Judgment, Artibus et Historiae, 26(51), 103–130. DOI: https://doi.org/10.2307/1483778

Prodan, S. R. (2014). Michelangelo’s Christian Mysticism: Spirituality, Poetry and Art in Sixteenth-Century Italy. NY: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781107338944

Saramago, J.(1997a). A Bagagem do Viajante. Lisboa: Caminho [1ª ed. 1973].

______ (1997b). Deste Mundo e do Outro. Lisboa: Caminho.

______ (1983). Manual de Pintura e Caligrafia. Lisboa: Caminho [1ª ed. 1977].

______ (1995). Ensaio sobre a Cegueira. Lisboa: Caminho.

______(1996). Cadernos de Lanzarote. Diário III. Lisboa: Caminho.

______(2006). Andrea Mantegna –Uma ética, uma estética[1992]. Consultado em <https://www.josesaramago.org/mantegna-uma-etica-uma-estetica/>

Schiller, F. (1989). Über das Pathetische. In G. Fricke & H. G. Göpfert (Eds.), F. Schiller, Sämtliche Werke(8aed., vol. 5, pp. 512–537). München:Carl Hanser.[original publicado em 1793]

______(1997). Sobre o patético. In T. R. Cadete (Ed. & Trans.),F. Schiller, Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico(pp. 165–183). Lisboa: Imprensa Nacional –Casa da Moeda.

Torga, M.(1991). A Criação do Mundo, Lisboa: Publicações Dom Quixote (1.ª edição conjunta).

______(1995a). Diário. Vols. I a VIII. Lisboa, Publicações Dom Quixote (1.ª edição integral).

______(1995b). Diário. Vols. IX a XVI. Lisboa, Publicações Dom Quixote (1.ª edição integral).

Yourcenar, M.(1982). Les Mémoires d’Hadrien. Paris, Gallimard [1ª ed.1951].

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Grossegesse, O. . (2020). Arte / Resistência. A ‘Itália’ em Torga e Saramago. Diacrítica, 33(3), 54–71. https://doi.org/10.21814/diacritica.640