Ensino de História em tempos de pandemia: produção autoral e co-criação no Curso “Outras Brasílias”, Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2924

Palavras-chave:

ensino de História, formação continuada de professores, aulas virtuais, história contra-hegemônica, metodologia investigativa

Resumo

A proposta deste relato de experiência é dar visibilidade ao processo de concepção de um projeto de curso de extensão da Universidade de Brasília voltado para a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Centrado na estratégia de aulas-oficina voltadas para a resolução de problemas, o curso foi interrompido antes dos encontros presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19, e da consequente imposição do isolamento social e suspensão das aulas. A demanda pela criação de novas estratégias que envolvessem encontros virtuais, estratégias de apoio mútuo e a pesquisa on-line em acervos documentais, resultou em uma profícua experiência de inclusão de novos temas e sujeitos na história do Distrito Federal, propiciando uma abordagem não hegemônica da história.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

de Assis Portela, C., & Alves Rocha Jr., D. (2020). Ensino de História em tempos de pandemia: produção autoral e co-criação no Curso “Outras Brasílias”, Universidade de Brasília . H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2924