A aquisição de clíticos em português europeu L2 e a Hipótese de Reconfiguração dos Traços

Autores

  • Ronan Pereira Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.698

Palavras-chave:

Aquisição de língua segunda, Pronomes clíticos, Português europeu, Hipótese da Reconfiguração dos Traços (HRT)

Resumo

A Hipótese de Reconfiguração de Traços (HRT) sugere que as dificuldades na aquisição de uma língua segunda (L2) ocorrem quando os aprendentes têm de reconfigurar os traços existentes na sua língua materna para apresentarem a configuração que a L2 possui. Este estudo objetivou testá-la relativamente à aquisição dos padrões de colocação dos clíticos do português europeu (PE) L2 e à aceitabilidade de respostas verbais, seguindo Martins (1994), que correlaciona os dois fenómenos com os traços-V fortes do PE. Divididos em dois grupos de proficiência distintos, 21 falantes nativos de espanhol executaram duas tarefas: uma de completamento de frases e outra de julgamento de aceitabilidade de respostas verbais. Diferentemente da literatura na área, a preferência pela ênclise foi menor. Analisando-se os contextos de próclise, não houve homogeneidade na evolução dos padrões de colocação, com aqueles envolvendo a negação realizados em maiores taxas já em níveis de proficiência mais baixos. Uma evolução na aceitabilidade de respostas verbais com o aumento da proficiência pôde ser constatada no segundo teste. Contudo, a análise estatística não demonstrou correlação estatística entre os resultados das tarefas. Concluiu-se que há indícios de validade da HRT, mas investigações futuras devem ser conduzidas para comprovar a natureza dessa reconfiguração.

Referências

Costa, A. (2018). Variação linguística e ensino de Português, Língua Não Materna: O caso dos pronomes átonos. Medi@ções, Revista OnLine, 6(1), pp. 147–161.

Costa, J. & Lobo, M. (2007). Clitic omission, null objects or both in the acquisition of European Portuguese? In S. Baauw, F. Drijkonongen, & M. Pinto (Eds.), Romance languages and linguistic theory 2005 (pp. 59–72). Amsterdam: John Benjamins. https://doi.org/10.1075/cilt.291.06cos DOI: https://doi.org/10.1075/cilt.291.06cos

Costa, J. & Lobo, M. (2009). Clitic omission in the acquisition of European Portuguese: Data from comprehension. In A. Pires, & J. Rothman (Eds.), Minimalist inquiries into child language acquisition. Case studies across Portuguese (pp. 63–84). Berlim/Nova Iorque: Mouton de Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110215359.1.63 DOI: https://doi.org/10.1515/9783110215359.1.63

Costa, J., Fiéis, A. & Lobo, M. (2015). Input variability and late acquisition: Clitic misplacement in European Portuguese. Lingua, 161, pp. 10–26. https://doi.org/10.1016/j.lingua.2014.05.009 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lingua.2014.05.009

Costa, J., Fiéis, A. & Lobo, M. (2016). A aquisição dos pronomes clíticos no português L1. In A. M. Martins, & E. Carrilho (Eds.), Manual de linguística portuguesa (pp. 365–386). Berlin: De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110368840-018 DOI: https://doi.org/10.1515/9783110368840-018

Duarte, I. (2003). Padrões de colocação dos pronomes clíticos. In M. H. M. Mateus et al. (Eds.), Gramática da língua portuguesa (pp. 847–867). Lisboa: Caminho.

Gu, W. (2019). Aquisição de pronomes clíticos de português europeu por falantes de chinês: Dados sobre a colocação. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 5. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a14 DOI: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a14

Ipek, H. (2009). Comparing and constrasting first and second language acquisition: Implication for language teachers. English Language Teaching, 2(2), pp. 155–163. https://doi.org/10.5539/elt.v2n2p155 DOI: https://doi.org/10.5539/elt.v2n2p155

Klee, C. A. (1990). Spanish-Quechua language contact: The clitic pronoun system in Andean Spanish. Word, 41(1), pp. 35–46. https://doi.org/10.1080/00437956.1990.11435812 DOI: https://doi.org/10.1080/00437956.1990.11435812

Laka, I. (1990). Negation in syntax. On the nature of functional categories and projections (Tese de Doutoramento, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge).

Lardiere, D. (2009). Some thoughts on the contrastive analysis of features in second language acquisition. Second Language Research, 25, pp. 173–227. https://doi.org/10.1177/0267658308100283 DOI: https://doi.org/10.1177/0267658308100283

Madeira, A. M. & Xavier, M. F. (2009). The acquisition of clitic pronouns in L2 European Portuguese. In A. Pires, & J. Rothman (Eds.), Minimalist inquiries into child and adult language acquisition (pp. 273–299). Berlin/New York: Mouton de Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110215359.2.273 DOI: https://doi.org/10.1515/9783110215359.2.273

Madeira, A. M., Crispim, M. L. & Xavier, M. F. (2006). Clítico pronominais em português L2. In J. Barbosa & F. Oliveira (Orgs.), APL - Textos selecionados. XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, pp. 495–510. Lisboa: Colibri.

Martins, A. M. (1994). Enclisis, VP-deletion and the nature of Sigma. Probus, 6, 173–206. https://doi.org/10.1515/prbs.1994.6.2-3.173 DOI: https://doi.org/10.1515/prbs.1994.6.2-3.173

Martins, A. M. (2002). Tipologia e mudança linguísticas: os pronomes pessoais do português e do espanhol. In E. Raposo, & H. Sharrer (Eds.), Santa Barbara Portuguese studies VII (pp. 340–386).

Martins, A. M. (2013). A posição dos pronomes pessoais clíticos. In E. P. Raposo, M. F. Bacelar, M. A. Mota, L. Segura, & A. Mendes (Eds.), Gramática do português (pp. 2231–2302). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Martins, A. M. (2016). A colocação dos pronomes clíticos em sincronia e diacronia. Em A. M. Martins, & E. Carrilho (Eds.), Manual de Linguística Portuguesa (pp. 401-430). Berlin/Boston: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110368840-017

Santos, M. F. (2002). Os pronomes pessoais átonos no portugues europeu. Descrição de problemas que ocorrem no 3º ciclo e proposta de actividades didáticas (Dissertação de Mestrado, FLUL, Lisboa).

Shimanskaya, E. M. (2015). Feature reassembly of semantic and morphosyntactic pronominal features in L2 acquisition (Tese de Doutoramento, Universidade de Iowa, Iowa).

Shimanskaya, E. & Slabakova, R. (2015). Re-assembling objects: A new look at the L2 acquisition of pronominal clitics. Bilingualism: Language and Cognition, 20(3), 1–18. https://doi.org/10.1017/S1366728915000784 DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728915000784

Soriano, O. F. (2015). Clíticos. In J. Gutiérrez-Rexach (Ed.), Enciclopedia de lingüística hispánica (pp. 423–436). Londres: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315713441-38

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Pereira, R. (2022). A aquisição de clíticos em português europeu L2 e a Hipótese de Reconfiguração dos Traços. Diacrítica, 36(1), 108–132. https://doi.org/10.21814/diacritica.698

Edição

Secção

Artigos Temáticos