O pensamento Taoista e o olhar de Alberto Caeiro – Entre a filosofia Taoista clássica Chinesa e as ideias de Alberto Caeiro

Autores

  • Patrícia Barroso de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.537

Palavras-chave:

Taoismo, Dao De Jing, Lao Zi, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo comentar e analisar comparativamente duas obras literárias: a obra poética de Alberto Caeiro, heterónimo do ilustre poeta português Fernando Pessoa, e a obra clássica chinesa Dao De Jing(道德经,Dào dé jīng) que está na base da Filosofia Taoista. Deste modo, pretende-se comparar as ideias interpretadas em ambas as obras, analisando semelhanças e diferenças, de forma a compreender as mesmas e as razões por detrás de tais similaridades e afastamentos. Para tal, ter-se-á sempre em conta diferenças culturais, não só provenientes do facto de as obras se encontrarem em países muito díspares e longínquos fisicamente, como também do facto de se localizarem em épocas temporalmente muito distantes.

Referências

Cao, J-H (2010), Dàodé jīng/ (chūnqiū) Lǎozi zhe. [Dao De Jing – Lao Zi], Pequim: Imprensa Yanshan Press.

Padrão, M. G. (1981). A metáfora em Fernando Pessoa. Porto: Limiar.

Pessoa, F. (1986). Escritos íntimos, cartas e páginas autobiográficas (Introdução, organização e notas de António Quadros). Lisboa: Publicações Europa-América.

Pessoa, F. (1994). Poemas completos de Alberto Caeiro (Recolha, transcrição e notas por Teresa Sobral Cunha). Lisboa: Editorial Presença. Ren, F-R (1988), Dàodé jīng shìyì. [Interpretações de Dao De Jing], Xi’An: San Zou Press.

Wong, E. (1997). The Shambhala Guide to Taoism. Boston & London: Shambala.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

de Sá, P. B. (2020). O pensamento Taoista e o olhar de Alberto Caeiro – Entre a filosofia Taoista clássica Chinesa e as ideias de Alberto Caeiro. Diacrítica, 34(3), 180–195. https://doi.org/10.21814/diacritica.537

Edição

Secção

Artigos Temáticos